segunda-feira, 16 de julho de 2012

Emater promove curso de capacitação em piscicultura

Emater promove curso de capacitação em piscicultura

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 13/07/2012 às 13:23

    Trinta e um agricultores familiares de várias comunidades localizadas no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, participaram, nesta semana, de um curso de piscicultura oferecido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), e que teve como principal objetivo aumentar a renda e promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável com a produção de peixes.
    A ação faz parte de um projeto de restauração da piscicultura no município, desenvolvido pela Emater e parceiros, como a Secretaria de Agricultura de Marituba, que identificou através de um diagnóstico os principais gargalos na criação do peixe, entre eles a construção dos viveiros, a qualidade da água, a alimentação e o manejo adequado do pescado. Para dar soluções às situações identificadas, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) desenvolveu uma ração alternativa à base de frutas, verduras e massas, e que garante uma economia de até 40% em relação a industrializada.
    De acordo com Oberlander de Castro, engenheiro agrônomo da Emater, entre as preocupações da Emater está o da organização da categoria. Para tanto, o órgão desenvolve um trabalho nas comunidades de escalonamento para a garantia de pelo menos uma despesca mensalmente, a fim de garantir um mercado regular para a comercialização do pescado. “Criar peixes oferece retorno superior a 30%. Algumas espécies como a tilápia já estão prontas para o mercado em seis meses”, disse Castro.
    Durante o curso também foram oferecidos para a degustação produtos feitos a base de pescado, com receitas práticas e nutritivas, como o escondidinho de peixe, uma outra alternativa de renda e agregação de valor ao produto, inclusive para as esposas dos agricultores.

    Texto:
    Iolanda Lopes - Emater
    Fone: null / (91) 9168-0535
    Email: ascomematerpara@gmail.com

    Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
    Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
    Fone: (91) 3256-1931
    Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br

    Nenhum comentário: