quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Piscicultores do sul do Pará recebem treinamento

Cerca de 30 pessoas, entre técnicos e produtores rurais do sul do Pará, estão aprimorando técnicas de piscicultura, em Conceição do Araguaia. A atividade, que tem caráter regional, está sendo promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do escritório regional, com o apoio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq), e acontece até o dia 25 deste mês. O objetivo é o fortalecimento da atividade de piscicultura na região, que já se apresenta como referência no setor produtivo pesqueiro no sul do Pará.
A grande demanda produtora atrelada ao volume de pescado comercializado, mas ligados a um sistema de produção de baixa tecnologia, foi o que motivou o supervisor da Emater em Conceição do Araguaia, o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti, a propor esse curso, com duração de quatro dias. “Nossa intenção foi de promover uma capacitação, mas baseada na troca de experiências. E com a junção de produtores atendidos pela Emater e os técnicos com formações variadas, mas com experiência na piscicultura, vamos proporcionar isso. É como um intercâmbio de informações visando o melhoramento da produção do pescado em cativeiro, como, por exemplo, o caso do Pirarucu, carro chefe da nossa região”, destacou.
Como conteúdo programático, a equipe técnica da Emater optou por mesclar um nivelamento prático com teórico. Durante os próximos dias, os participantes visitam propriedades de produtores rurais que desenvolvem a prática da piscicultura no município, atendidos pela empresa, acompanhados pelo palestrante Ediano Sandes, engenheiro de pesca da Sepaq. Na discussão estão sendo abordados temas como: o panorama geral da aquicultura no Brasil e no mundo; gargalos da produção pesqueira no Pará; condições ideais para a prática da piscicultura; sistemas produtivos na região sul do Pará; espécies mais adaptadas para criação; aquisição de alevinos; colheita e comercialização.

Texto:
Kenny Teixeira - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / (91) 8883-9329
Email: ascomematerpara@gmail.com
Postar um comentário