terça-feira, 3 de julho de 2012

ExpoPesca apresenta novidades e reúne especialistas do setor em Maringá



ExpoPesca apresenta novidades e reúne especialistas do setor em Maringá
  • Luiz de Carvalho
A piscicultura como negócio e a pesca esportiva como meio para atrair o turismo serão temas de debates durante a 1ª Expopesca de Maringá, que será aberta oficialmentenesta quarta-feira (13) , às 14 horas, no Maringá Shopping de Calçados, na PR-317, saída para Campo Mourão. O evento, que prossegue até domingo, é uma versão de exposições semelhantes que já ocorrem no Pantanal Mato-grossense, Minas Gerais e Goiás.
Cerca de cem empresas, entre as que comercializam materiais para pescaria e agências de turismo - entre elas, algumas vindas da Argentina, Paraguai, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - terão estandes na Expopesca, apresentando o que existe de novidades no setor.
Os visitantes terão a oportunidade de ser divertir em um tanque de arremesso de 15 metros de comprimento e experimentar diferentes pratos feitos à base de peixe.
Palestras

O engenheiro de pesca Cleverson Luiz de Oliveira, da Norpeixe, fará a primeira palestra do evento hoje, às 15 horas, no auditório do shopping, sobre "Arranjo Produtivo Local da Piscicultura". Ele vai abordar experiências bem-sucedidas de criação de peixe em outras regiões brasileiras e sobre as potencialidades e perspectivas oferecidas pelos rios do noroeste paranaense.
Ainda hoje também será realizada uma palestra sobre sistema de produção na aquicultura, ministrada pelo engenheiro de pesca Luiz Eduardo Guimarães, da Emater.
No sábado, o professor Jacó Gimenes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e presidente da Rede de Turismo Regional, falará sobre as oportunidades de negócios e a dimensão social proporcionadas pela pesca.
Também estará em debate um projeto para implantação de um frigorífico de peixes, proposta coordenada pelo professor Gilberto Pavanelli quando ele era assessor executivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Maringá (Codem) e que já foi apresentada no Ministério da Pesca

Nenhum comentário: