sábado, 14 de abril de 2012

Oceanografia, Biologia e Dinâmica de Recursos Pesqueiros


Por: Márcio Bezerra | Comentários: Comente
No próximo dia 05 de Agosto às 18:00h no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) será lançado o livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica de Recursos Pesqueiros” do Prof. Dr. Antônio Adauto Fonteles Filho.
O livro…
Esta é uma versão atualizada do livro “Recursos Pesqueiros: Biologia e Dinâmica Populacional” escrito pelo autor em 1989, mas com um novo enfoque ao atribuir uma ênfase especial ao estudo dos processos oceanográficos que fundamentam os eventos responsáveis pela produção primária vegetal, a qual sustenta a produção secundária animal, ou seja, o “pescado”.
O estudo da pesca é multivariado, englobando aspectos de natureza ambiental, biológica, econômica, social e política, exigindo uma gama de conhecimentos que devem interagir para que os processos de captura sejam adequadamente quantificados e monitorados. Sua importância se origina principalmente da condição de grande produtora de alimento animal de elevado valor nutritivo, e propulsora de um sistema gerador de emprego e renda.
Os recursos pesqueiros são formados por muitas espécies de peixes, crustáceos e moluscos, cada uma com suas características biológicas próprias e, por sua vez, são explorados por diversos métodos e aparelhos de captura, sendo o grande objetivo de sua investigação a sustentabilidade dos respectivos sistemas biológicos.
Com o lançamento deste livro, o autor espera colocar metodologias modernas de estudo das populações exploradas à disposição de um público sempre crescente, nos âmbitos acadêmico, tendo em vista a criação de inúmeros cursos de Engenharia de Pesca e Oceanografia em universidades públicas brasileiras, e comercial, pelas demandas sempre crescentes do mercado consumidor por produtos saudáveis e com grande potencial de qualidade protéico-alimentar.
Depoimentos sobre o livro: Com a palavra o Diretor do Instituto de Ciências do Mar Prof. Luís Parente…
Na qualidade de Diretor do Instituto de Ciências do Mar, gostaria de enfatizar a importância do livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros” como fonte de consulta e material básico para pesquisa e ensino. Os temas principais abordam os seguintes aspectos: sistemas de exploração; características do habitat marinho; produção primária no oceano; zonação pesqueira no Brasil; biologia populacional; parâmetros da dinâmica populacional; mecanismos da produção; avaliação de estoques; prognóstico da produção pesqueira. Seu objetivo principal é disponibilizar conhecimentos sobre a estrutura oceanográfica da plataforma continental, e sobre a biologia e dinâmica populacional das espécies que formam alguns dos principais recursos pesqueiros da sua Zona Econômica Exclusiva. Este livro se destina a estudantes, docentes e profissionais das áreas de Engenharia de Pesca, Biologia, Oceanografia e Ciências Ambientais, e os temas nele desenvolvidos devem ser utilizados para ampliar sua proficiência nos campos do ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para o aumento e sustentabilidade da produção de pescado em âmbito nacional. O autor do livro é o Prof. Dr. Antonio Adauto Fonteles Filho, pesquisador familiarizado com as Ciências do Mar desde os tempos de estagiário desta instituição e como docente nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia de Pesca e Ciências Marinhas Tropicais. Tendo em vista o exposto, considero a publicação desta obra como importante instrumento de melhoria na qualidade do ensino e pesquisa em Ciências do Mar, no âmbito das instituições universitárias e governamentais do Brasil.
A Biografia do Autor…
O autor é Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, em 1967, Phylosopher Doctor (PhD ) pela University of East Anglia, Norwich, Inglaterra, em 1976, e com estágio Post-Doctor na San Diego State University, Califórnia, USA, em 1984. Sua carreira profissional foi desenvolvida no Instituto de Ciências do Mar, onde começou em 1968, com Estagiário de Pesquisa, e no Departamento de Engenharia de Pesca, como Professor Adjunto, em 1977 e Professor Titular, em 1981. Após a aposentadoria em agosto de 1995, tem dado continuidade a suas atividades de pesquisa e ensino, agora nos programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado, com orientação de dissertações e teses, e ministração das disciplinas Biologia e Dinâmica Populacional e Métodos de Avaliação de Estoques Pesqueiros. Na área da pesquisa, seu principal interesse tem sido o estudo da Biologia Pesqueira e Dinâmica Populacional dos principais recursos pesqueiros do Estado do Ceará – lagostas do gênero Panulirus, pargo, cavala e serra. Foi membro do Comitê de Oceanografia do CNPq no período 1984-1985. Exerce a função de Editor-Chefe do periódico Arquivos de Ciências do Mar, desde 1976 até o presente, com um lapso de três anos de afastamento.
Nota do Blogger: Apesar do pouco contato que tive como aluno com o “Prof. Adauto”, como é mais conhecido, já foi suficiente para comprovar o professor exemplar e expoente no tema no qual publica essa excelente atualização do livro publicado em 1989 era leitura obrigatória e que, praticamente, todos os profissionais de engenharia de pesca utilizaram durante sua formação profissional. Parabéns ao Prof. Adauto e fica a dica do blog a todos para esse evento imperdível!
Fontes utilizadas:
Créditos Informações: Eng. de Pesca Juarez Barroso (Lab. Biologia e Tecnologia Pesqueira) by Aquanordeste (aquanordeste@yahoogrupos.com.br)

Nenhum comentário: