terça-feira, 24 de maio de 2011

CURSO DE PISCICULTURA PARA PRODUTORES RURAIS E PISCICULTORES

Dando continuidade à trajetória de cursos de qualificação técnica, de transferência de tecnologia aquícola e gerencial e de elaboração de projetos de piscicultura para criação de peixes para apoiar os produtores rurais, piscicultores e aos pescadores ribeirinhos do estado de Rondônia, a Empresa Consultora Pacaas Engenharia Ltda. , em parceria com a COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia, e entidades governamentais e não-governamentais, programou um Curso Básico Piscicultura Intensiva de Água Doce, no perío de 23 a 28 de corrente mês, com inscrições limitadas.
O objetivo é difundir técnicas aquícolas, com ênfase para a piscicultura intensiva para criação de espécies de peixes regionais, a exemplo do tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818), pirarucu (Arapaima gigas, SHINZ, 1822) e jatuarana (Brycon sp.), consideradas pelo mercado regional como espécies que alcançam ótimos preços no mercado consumidor local, regional e internacional, tendo como justificativas a preferência e hábito na preparação de seus pratos típicos regionais, com sabores especiais, aguçados e ajustados à preferência do consumidor regional e nacional e disponibilidade de tecnologia, oferta de alevinos e acrescido com a atração por parte do produtor rural/piscicultor por se tornar um negócio rentável, constituindo-se um negócio da China, quando o custo benefício pode chegar a índices muito elevados, como se pode comprovar em tanques-rede, com custo benefício na ordem de 1,00:2,50, quando se pode traduzir que o piscicultor investe      R$ 1,00 e obtém R$ 2,50 de retorno.
Para o coordenador do evento, Engenheiro de Pesca e Mestre em Políticas Públicas, na área de piscicultura em tanques-rede, Antônio de Almeida Sobrinho, o potencial sustentável para produção de pescado do estado de Rondônia é privilegiado e estima-se uma produção sustentável e exequível para o triênio 2011/2013 em torno de 250.000 toneladas/pescado/ano, contra uma produção pífia de 10.000 toneladas, estimada para a safra 2009/2010.
Portanto, uma produção estagnada, engessada por falta de gestão técnica e administrativa, tendo como motivo a inoperância do órgão federal, leia-se Ministério da Pesca e Aquicultura, representação do Estado de Rondônia.
Continuando, Antônio de Almeida Sobrinho afirma se medidas ambientais não forem tomadas, com a máxima urgência para a criação de mecanismos para que entidades não-governamentais, populações ribeirinhas e extrativistas possamos implementar projetos sustentáveis de criação de peixes em tanques-rede, nos mais significativos mananciais da bacia hidrográfica do Estado de Rondônia, a exemplo do Lago da UHE Samuel, rios Mamoré, Guaporé e tributários, de fato, teremos que pedir providências à Bancada Federal de Rondônia ou mesmo diretamente à Ministra Ideli Salvatii para fazer uma intervensão em Rondônia e, em últimas instâncias, à própria Presidente Dilma Rousseff em conjunto com o  Ministério Público Federal.
O estado de Rondônia necessita de uma política pesqueira e de Diretrizes de Políticas Públicas, no âmbito da Legislação Pesqueira e Ambiental, que funcione, de fato, e tudo tem que ser para ontem. É uma tomada de decisão, a fim de recuperar oito anos de dormência e de descaso para com o setor pesqueiro e aquícola, para se viabilizar a criação de Parques Aquícolas onde ofereçam disponibilidades e potenciais para a implementações de projetos de criação de peixes em tanques-rede, em consonância com o Decreto nº 4.895 de 25 de novembro de 2003, e com as prioridades do Governo Federal e das necessidades da população para produção de alimento e amenizar a fome das famílias de baixo poder aquisitivo, especialmente as populações tradicionais ribeirinhas e indígenas.
Segundo o Presidente Antônio de Almeida Sobrinho, a Diretoria da COOMAPEIXE convoca a todos os cooperados para fazerem suas inscrições na Sede Social da entidade e, só assim, poderão participar do Curso Básico Piscicultura Intensiva de Água Doce, no período de 23 a 28 de maio de 2011, no horário de 19h:30 às 22h:30, no Auditório da CEPLAC – GERO,  sendo este evento considerado como um passaporte para ser habilitado e capacitado e se tornar gestores de um Projeto de Piscicultura do porte deste que estaremos muito breve implementando, com potencial de produção de 300 toneladas/pescado/ano, em tanques-rede.
Os interessados em participarem do Curso Básico PISCICULTURA INTENSIVA DE ÁGUA DOCE façam suas inscrições, na sede social da Pacaas Engenharia Ltda. e da COOMAPEIXE, no seguinte endereço: Av. Calama, nº 1789, Bairro São João Bosco, próximo ao SINSEPOL – Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
Através da participação deste evento, todo participante se tornará habilitado a ser um cooperado da COOMAPEIXE. Procure-nos, hoje mesmo, e faça a sua inscrição através dos contatos

Nenhum comentário: