quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PISCICULTOR:Veja as Novas Regras para seu Registro Geral!

28.07.11 10:16
Por: Márcio Bezerra | Comentários: Comente
Já está em vigor a Instrução Normativa que dispõe sobre o Registro e a Licença de Aquicultor
 
Com o registro será possível o desenvolvimento de mais políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor
 Entrou em vigor nesta semana a Instrução Normativa nº 06 do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), que dispõe sobre o Registro Geral do Aquicultor.  Agora o Aquicultor pode iniciar o trâmite de regularização no MPA, através da obtenção do Registro que tem caráter preliminar. Desta forma, será possível orientar melhor o interessado na busca da licença ambiental.
 
Dentre as categorias que devem estar inscritas no RGP, está a de Aquicultor, que passa a ser regulamentada pela IN nº 06. Conforme definição da Lei da Pesca e Aquicultura, o aquicultor é a pessoa física ou jurídica, que registrada e licenciada pelas autoridades competentes exerce aquicultura com fins comerciais.
 
Compete ao MPA a organização e manutenção do Registro Geral da Atividade Pesqueira – RGP, instrumento do Governo Federal que visa contribuir para a gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira. 
  
Juntamente com essas novas regras, inicia-se a inscrição eletrônica para a categoria de aquicultor no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira – SisRGP, criado para gerenciamento e controle de informações. A utilização desse sistema traz maior facilidade e agilidade nas operações de requerimento de inscrição, renovação e alteração no RGP, além de facilitar a comunicação do interessado com o MPA.
 
Para atender aos interessados de maneira efetiva, o MPA elaborou um manual com o passo a passo para o requerimento eletrônico, entregue aos técnicos responsáveis pelo RGP de aquicultor das Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura – SFPAs, que tiveram treinamento para inclusão, análise e deferimento a partir do SisRGP.
O Aquicultor interessado em obter o Registro ou Licença deverá acessar o site do MPA ou acessar o link.:
 Em caso de dúvidas o aquicultor deverá procurar a Superintendência Federal da Pesca e Aqüicultura no seu estado.
Fontes utilizadas:
Créditos: Ministério da Pesca e Aquicultura – www.mpa.gov.br
Foto do post: www.brasil.gov.br
Postar um comentário