terça-feira, 26 de julho de 2011

Primeira Edição

Primeira Edição

Espécies de peixes da Amazônia chamam a atenção na Expoacre

Espécies de peixes da Amazônia chamam a atenção na ExpoacreImprimirE-mail
Terezinha Moreira (Assessoria Seaprof)
25-Jul-2011
Ministro da Pesca, Luiz Sergio, confirma presença em Encontro de Piscicultores

expoacre_1008-89s089s.jpg
expoacre_719980078d.jpg
expoacre_9498980789d.jpg
O público visitante da Expoacre 2011 tem oportunidade de conhecer o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura (Foto: Assessoria Seaprof)
Num estande de mais de 144 metros quadrados, instalado ao lado do palco principal e na entrada do espaço destinado à produção agrícola, o público visitante da Expoacre 2011 tem oportunidade de conhecer o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura. A ação prevê, além da construção de mais de cinco mil açudes com mais de três mil hectares de lâmina d´água, a construção de dois complexos industriais de beneficiamento do pescado - um em Cruzeiro do Sul e outro em Rio Branco.

As espécies amazônicas de peixes têm chamado a atenção dos visitantes da Expoacre 2011. Expostos em tanques, o pintado-da-amazônia, pirarucu, tambaqui, cuiucuiú e jundiá causam admiração e espanto tanto pelo tamanho - são espécies grandes - como pelo ambiente, segundo conta a servidora pública Letícia Sá. “O lugar é bem diferente, a iluminação deixa tudo muito exótico”, disse.

Além da exposição dos peixes, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) levou para a Expoacre 2011 produtos como farinha de macaxeira e seus derivados, hortaliças, castanha-do-brasil, leite e seus derivados, apresentando as experiências do trabalho que desenvolve junto aos produtores familiares.

Encontro de piscicultores

O governo do Estado realiza nesta terça-feira, 26, no auditório da faculdade Firb, o I Encontro de Piscicultores do Acre. O evento pretende reunir mais de mil produtores familiares. O ministro da Pesca, Luiz Sergio, confirmou presença.

O encontro, que começa às 8 horas, com encerramento previsto para as 18 horas, abordará temas como a situação e atual perspectiva da piscicultura no Acre, que será coordenado pelo engenheiro de pesca da Seaprof e mestre em tecnologia do pescado Wallace Batista. O consultor do Programa de Piscicultura do Estado, Jaime Brum, apresentará o projeto do Complexo Industrial da Piscicultura. Já Martin Havelson, mestre em aquicultura, falará sobre a cadeia produtiva do pirarucu, pintado e tambaqui.

O tema "Industrialização e Aproveitamento do Pescado" será proferida pelo engenheiro de pesca, doutor em tecnologia do pescado e pesquisador do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) Nilson Luiz de Aguiar Carvalho

G1 - Polícia apreende 800 kg de peixes e aves em SP - notícias em São Paulo

G1 - Polícia apreende 800 kg de peixes e aves em SP - notícias em São Paulo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A nutrição de peixes e a fome mundial

A nutrição de peixes e a fome mundial

Por: Márcio Bezerra | Comentários: Comente
No próximo dia 05 de Agosto às 18:00h no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) será lançado o livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica de Recursos Pesqueiros” do Prof. Dr. Antônio Adauto Fonteles Filho.
O livro…
Esta é uma versão atualizada do livro “Recursos Pesqueiros: Biologia e Dinâmica Populacional” escrito pelo autor em 1989, mas com um novo enfoque ao atribuir uma ênfase especial ao estudo dos processos oceanográficos que fundamentam os eventos responsáveis pela produção primária vegetal, a qual sustenta a produção secundária animal, ou seja, o “pescado”.
O estudo da pesca é multivariado, englobando aspectos de natureza ambiental, biológica, econômica, social e política, exigindo uma gama de conhecimentos que devem interagir para que os processos de captura sejam adequadamente quantificados e monitorados. Sua importância se origina principalmente da condição de grande produtora de alimento animal de elevado valor nutritivo, e propulsora de um sistema gerador de emprego e renda.
Os recursos pesqueiros são formados por muitas espécies de peixes, crustáceos e moluscos, cada uma com suas características biológicas próprias e, por sua vez, são explorados por diversos métodos e aparelhos de captura, sendo o grande objetivo de sua investigação a sustentabilidade dos respectivos sistemas biológicos.
Com o lançamento deste livro, o autor espera colocar metodologias modernas de estudo das populações exploradas à disposição de um público sempre crescente, nos âmbitos acadêmico, tendo em vista a criação de inúmeros cursos de Engenharia de Pesca e Oceanografia em universidades públicas brasileiras, e comercial, pelas demandas sempre crescentes do mercado consumidor por produtos saudáveis e com grande potencial de qualidade protéico-alimentar.
Depoimentos sobre o livro: Com a palavra o Diretor do Instituto de Ciências do Mar Prof. Luís Parente…
Na qualidade de Diretor do Instituto de Ciências do Mar, gostaria de enfatizar a importância do livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros” como fonte de consulta e material básico para pesquisa e ensino. Os temas principais abordam os seguintes aspectos: sistemas de exploração; características do habitat marinho; produção primária no oceano; zonação pesqueira no Brasil; biologia populacional; parâmetros da dinâmica populacional; mecanismos da produção; avaliação de estoques; prognóstico da produção pesqueira. Seu objetivo principal é disponibilizar conhecimentos sobre a estrutura oceanográfica da plataforma continental, e sobre a biologia e dinâmica populacional das espécies que formam alguns dos principais recursos pesqueiros da sua Zona Econômica Exclusiva. Este livro se destina a estudantes, docentes e profissionais das áreas de Engenharia de Pesca, Biologia, Oceanografia e Ciências Ambientais, e os temas nele desenvolvidos devem ser utilizados para ampliar sua proficiência nos campos do ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para o aumento e sustentabilidade da produção de pescado em âmbito nacional. O autor do livro é o Prof. Dr. Antonio Adauto Fonteles Filho, pesquisador familiarizado com as Ciências do Mar desde os tempos de estagiário desta instituição e como docente nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia de Pesca e Ciências Marinhas Tropicais. Tendo em vista o exposto, considero a publicação desta obra como importante instrumento de melhoria na qualidade do ensino e pesquisa em Ciências do Mar, no âmbito das instituições universitárias e governamentais do Brasil.
A Biografia do Autor…
O autor é Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, em 1967, Phylosopher Doctor (PhD ) pela University of East Anglia, Norwich, Inglaterra, em 1976, e com estágio Post-Doctor na San Diego State University, Califórnia, USA, em 1984. Sua carreira profissional foi desenvolvida no Instituto de Ciências do Mar, onde começou em 1968, com Estagiário de Pesquisa, e no Departamento de Engenharia de Pesca, como Professor Adjunto, em 1977 e Professor Titular, em 1981. Após a aposentadoria em agosto de 1995, tem dado continuidade a suas atividades de pesquisa e ensino, agora nos programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado, com orientação de dissertações e teses, e ministração das disciplinas Biologia e Dinâmica Populacional e Métodos de Avaliação de Estoques Pesqueiros. Na área da pesquisa, seu principal interesse tem sido o estudo da Biologia Pesqueira e Dinâmica Populacional dos principais recursos pesqueiros do Estado do Ceará – lagostas do gênero Panulirus, pargo, cavala e serra. Foi membro do Comitê de Oceanografia do CNPq no período 1984-1985. Exerce a função de Editor-Chefe do periódico Arquivos de Ciências do Mar, desde 1976 até o presente, com um lapso de três anos de afastamento.
Nota do Blogger: Apesar do pouco contato que tive como aluno com o “Prof. Adauto”, como é mais conhecido, já foi suficiente para comprovar o professor exemplar e expoente no tema no qual publica essa excelente atualização do livro publicado em 1989 era leitura obrigatória e que, praticamente, todos os profissionais de engenharia de pesca utilizaram durante sua formação profissional. Parabéns ao Prof. Adauto e fica a dica do blog a todos para esse evento imperdível!
Fontes utilizadas:
Créditos Informações: Eng. de Pesca Juarez Barroso (Lab. Biologia e Tecnologia Pesqueira) by Aquanordeste (aquanordeste@yahoogrupos.com.br)

FUNCAP anuncia investimentos para empresas inovadoras nas áreas de Pesca e Aquicultura

Blog O Peixe - FUNCAP anuncia investimentos para empresas inovadoras nas áreas de Pesca e Aquicultura

FUNCAP anuncia investimentos para empresas inovadoras nas áreas de Pesca e Aquicultura

Blog O Peixe - FUNCAP anuncia investimentos para empresas inovadoras nas áreas de Pesca e Aquicultura

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Jornal O GIRASSOL

Jornal O GIRASSOL

Angola Press - Reconstrução Nacional - Defendida criação de estação de tratamento de aguas residuais para reduzir impacto ambiental

Angola Press - Reconstrução Nacional - Defendida criação de estação de tratamento de aguas residuais para reduzir impacto ambiental

Agência de Notícias do Acre - Iniciados no Juruá Programas de Piscicultura, Florestas Plantadas e Mecanização Agrícola

Agência de Notícias do Acre - Iniciados no Juruá Programas de Piscicultura, Florestas Plantadas e Mecanização Agrícola

Epamig Inaugura prédio pesquisa em piscicultura na Zona da Mata

Epamig Inaugura prédio pesquisa em piscicultura na Zona da Mata

Blog O Peixe - MPA recua e restabelece exigências para importação de camarão para o Brasil…

Blog O Peixe - MPA recua e restabelece exigências para importação de camarão para o Brasil…

Blog O Peixe - Definidas regras para comercialização de sardinhas

Blog O Peixe - Definidas regras para comercialização de sardinhas

Blog O Peixe - Receitas com Pescado 5: Camarão Cremoso com Queijo!…

Blog O Peixe - Receitas com Pescado 5: Camarão Cremoso com Queijo!…

Blog O Peixe - Ciclo de Encontros da Pesca e Aquicultura Familiar do Ceará: Veja o calendário e programa-se!

Blog O Peixe - Ciclo de Encontros da Pesca e Aquicultura Familiar do Ceará: Veja o calendário e programa-se!

sábado, 9 de julho de 2011

Prezados Venho através deste informar que nos dias 13, 14 e 15 de julho estará acontecendo um congresso sobre piscicultura na cidade de Lavras. O evento é bastante técnico, porém no dia 15/07 haverá um encontro de piscicultores que considero ser bastante positivo a participação dos produtores de nossa região. Portanto peço a vcs que ajudem na divulgação do evento, a Emater MG estara participando da mesa redonda e da organização neste dia

Prezados

Venho através deste informar que nos dias 13, 14 e 15 de julho estará acontecendo um congresso sobre piscicultura na cidade de Lavras. O evento é bastante técnico, porém no dia 15/07 haverá um encontro de piscicultores que considero ser bastante positivo a participação dos produtores de nossa região. Portanto peço a vcs que ajudem na divulgação do evento, a Emater MG estara participando da mesa redonda e da organização neste dia

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caminhão do Peixe está parado há duas semanas em Londrina - Londrina

Caminhão do Peixe está parado há duas semanas em Londrina - Londrina

Aparecida do Taboado implantará indústria de Piscicultura

Aparecida do Taboado implantará indústria de Piscicultura

Com o objetivo de gerar emprego e renda para Aparecida do Taboado, na manhã desta quarta-feira, 06 de junho, a Indústria Geneseas, do ramo de processamento de pescado, passou a escritura do terreno no gabinete da prefeitura para dar início às obras. A prefeitura doou dois terço do terreno e a indústria comprou um terço. O terreno fica localizado na BR – 158 ao lado do frigorífico Frango Ouro.

Para o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida do Taboado, Antônio Pedro de Andrade, a instalação da Indústria fecha a cadeia de frigoríficos no município. “Nós já temos frigoríficos na cultura de frango, gado, suíno – em processo de licenciamento ambiental para funcionamento - e agora essa de peixe. Além disso, os ribeirinhos que queiram criar em tanque-rede vão ter a possibilidade de vender para o frigorífico, tendo uma renda extra”, comentou o secretário.

A indústria que possui sua matriz em Promissão – SP é considerada de médio porte e se constitui de 460 funcionários. “A meta é em torno de 600 empregos em sete anos” enfatiza Tito Capobianco, presidente da Geneseas, sobre a geração de emprego. Tito ainda comenta que há um problema no município: a qualificação da mão-de-obra. “Nós teremos que pensar em projetos pra treinamentos da mão-de-obra aqui na região”.

Para o presidente, o município de Aparecida do Taboado tem um enorme potencial devido aos rios que rodeiam a região.

De acordo com o gestor municipal, André Alves Ferreira, a vinda de empresas para o município aumenta a arrecadação e isso é aplicado na melhoria dos serviços oferecidos para a comunidade. “E principalmente, a geração de emprego e renda para a nossa população”, finaliza o prefeito de Aparecida do Taboado.

As obras começam no início do ano que vem e possivelmente, a inauguração deverá ser no final do mesmo ano. 

Curso capacita pescadores de Ladário e Corumbá

Jornal AgoraMS::::: O endereço da notícia:::::
Mato Grosso do Sul, Quinta-Feira, 07 de Julho de 2011 - Agora: 16:57
 
  
 
 
  
 

 
::: Canais
*Aviação
*Aftosa
*Eleições 2008
*Agro-Pecuária
*Artes
*Artigos
*Audiências
*Ciência
*Cinema
*Clima
*Concursos
*Conferências
*Congressos
*CPI
*Cultura
*Cursos
*Economia
*Educação
*Esporte
*Eventos
*Exposições
*Fórum
*Geral
*Greves
*Guerras
*Justiça
*Lazer
*Legislação
*Meio-Ambiente
*Mercosul
*Música
*Obras
*Palestras
*Policial
*Política
*Religião
*Rural
*Saúde
*Seminários
*Simpósios
*Tecnologia
*Terrorismo
*Tragédia
*Treinamentos
*Turismo
*Habitação
*Copa América 2007
::: Expediente
::: Colunistas
*Adilson Luiz Gonçalves
*Antonio Brás Constante
*Carlos Alberto dos Santos Dutra
*Embrapa
*Ivar Hartmann
*Paiva Netto
*Silva Jr.
*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
Auto Posto Tambory
 
 
  ::: Ler Notícias
CURSOS - CORUMBÁ  -  - MS
Mato Grosso do Sul, Quinta-Feira, 07 de Julho de 2011 - 11:48
Curso capacita pescadores de Ladário e Corumbá
34 pessoas poderão se increver no curso - Foto: Divulgação
Foi iniciada mais uma etapa de cursos previstos no cronograma de atividades do projeto de pesquisa “Unidade Demonstrativa de Produção de cachara em Tanques Rede no Pantanal”, coordenado pelo pesquisador Flávio Lima Nascimento. Desta vez, as aulas estão sendo ministradas para os alunos do Telecentro Maré - Polo de Ladário, projeto do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com o Instituto Federal do Paraná (por meio do Núcleo de Educação à Distância), que viabilizara a oferta de cursos técnicos de Pesca e Aqüicultura para as comunidades que têm no peixe a base de sua economia.


As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro Comunitário Boa Esperança, em Ladário - MS, para 34 inscritos. Durante as aulas os alunos estarão recebendo informações teóricas e práticas sobre a criação de peixes em tanque-rede nas condições do Pantanal.


Segundo o coordenador responsável pelo Telecentro Maré - Polo de Ladário, José Márcio Soares Mendes, as aulas contarão como atividade extracurricular para os alunos dos cursos técnicos em Aquicultura e Pesca: "os módulos normais dos cursos são compostos por conteúdos nacionais, que englobam temas mais gerais, como águas marítimas, casos e técnicas em diversos rio brasileiros, bem como espécies peixes comuns também em outras do país. Esta parceria com a Embrapa traz para dentro da sala de aula informações mais regionais, de acordo com a realidade do Pantanal, com suas particularidades, sendo mais próximo da realidade do dia a dia desses pescadores", explicou o coordenador.


Os cursos previstos no projeto tem como principal objetivo treinar mão de obra capacitada na busca de boas práticas de manejo para cultivo e aproveitamento de pescado. No ano passado o projeto já realizou Cursos de Noções Básicas de Manejo em Piscicultura em Tanques-rede no Pantanal. Em Abril e Maio deste ano foram realizados os cursos de manipulação de pescado e de culinária a base de peixe. Estão previstos, ainda para o mês de julho, uma capacitação de curtimento de couro de peixe e outra de comercialização de pescado.


O Projeto de pesquisa da Embrapa Pantanal(Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esta incluído no PAC Embrapa e é financiado com recursos do MPA .


Fonte:   

Voltar - Enviar - Imprimir

© Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte