domingo, 17 de fevereiro de 2013

Peixarias preparam estoque para a quaresma


Peixarias preparam estoque para a quaresma

Os peixes mais procurados neste período por consumidores são o filé de merluza, cação e sardinha

Antde 1ZoomProx
CARNE BRANCA - Sakai espera uma alta nas vendas de até 25% - Foto: Paulo Cansini
Comerciantes de peixes esperam vender até 25% nas próximas semanas. O motivo é o período de quaresma que começou quarta-feira (13) e que dura 40 dias. Os peixes mais procurados neste período por consumidores, segundo comerciantes, são o filé de merluza, cação, sardinha e tilápia. O proprietário de uma peixaria no centro da cidade, Ricardo Sakai, diz que todo o ano se prepara para esse período, já que a alta nas vendas é garantida. “Ficamos preparados para uma demanda maior, garantindo um maior número de peixes”, revela. Para atrair clientela, ele diz que o jeito é manter bons preços. Sakai já sabe qual é a preferência dos consumidores. “Filé de merluza, filé de salmão, cação em postas, peixe inteiro para assar são os mais procurados”, afirma.
Nas peixarias e supermercados em geral da cidade, é possível encontrar peixes que variam de R$ 6,90 a R$ 28 o quilo.
A técnica de enfermagem Célia Aparecida Paulino, 46, e o marido, o motorista Edélcio Santos, 53, são católicos e levam a sério o período de quaresma todos os anos. Ontem já estava a procura da mistura para as refeições da semana. “Minha família inteira é católica e respeita esses 40 dias, então já vim até o mercado para fazer compras para a semana, trocando a carne vermelha”, relata. Mas apesar de respeitar período, Célia varia o cardápio. “Não tenho um tipo preferido, gosto de peixes sem espinho e está ótimo. O mais importante é o ato religioso que estamos cumprindo”, afirma.
A cabeleireira Ivone Martins, 35, também foi com a mãe comprar peixe ontem. Ela optou para a primeira semana comer filés de tilápia. “É o que eu mais gosto e não como tanto, então já aproveitei para comprar. Mas vou tentar escolher um tipo por semana”, fala.

Nenhum comentário: