terça-feira, 3 de julho de 2012

Piscicultores têm aliado para medir a qualidade

Piscicultores têm aliado para medir a qualidadeImprimirE-mail
03 de junho de 2012
Jaraguá do Sul – Os extensionistas da Epagri de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder receberam na quarta-feira, na Secretaria Regional, kits para análise da qualidade da água em viveiros (lagoas) de piscicultura. Os kits foram adquiridos pelo Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap) com o objetivo de servir como ferramenta aos extensionistas para qualificação do trabalho a campo junto aos produtores.
Os técnicos da Epagri responsáveis receberam também um treinamento para uso do equipamento que mede o PH da água, alcalinidade, oxigênio, dureza, amônia e outros. De acordo com Anselmo Cadorin, do Escritório Regional da Epagri em Joinville, a região é pioneira na criação de peixes em água doce, dado ao bom sistema hidrológico, sobressaindo-se a tilápia, onde Massaranduba é o maior produtor, atualmente.
Cadorin disse que muitas vezes os viveiros são bem feitos, dentro da técnica recomendada, porém, é esquecido o essencial, a qualidade da água. Com os equipamentos, é feita a análise prévia da água que vai alimentar a lagoa. “Vai evitar erros e muitas vezes investimentos malfeitos”, comentou.
A operação é muito simples. O kit custa apenas R$ 450,00. Os técnicos da Epagri, quando solicitados, vão monitorar a qualidade da água quando surgir alguma anomalia na criação de peixes nos viveiros dos criadores, seja profissional ou amador.
Durante a entrega dos kits foi anunciado para o dia 12 de julho o 1º Seminário Regional de Piscicultura em Água Doce, na cidade de Schroeder.

Nenhum comentário: