domingo, 3 de junho de 2012

História da Raça: Tilápia Gift


Tilápia é uma espécie de peixe de água doce, comum no sudeste brasileiro. Mas a origem do animal é o continente africano.
No estudo elaborado pelo pesquisador científico Vander Bruno dos Santos, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, consta que “tilapia” é o nome genérico de um grupo de ciclídeos endêmicos da África.
O grupo consiste em três gêneros importantes para a aquacultura – Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia.
Tilápia da linhagem GIFT (Genetic Improvement of Farmed Tilapia) foi produzida através de um melhoramento genético.
Vander explica que esse programa de melhoramento iniciou na década de 80, nas Filipinas, a partir do cruzamento delinhagens silvestres de tilápias capturadas no Egito, Gana, Quênia e Senegal e quatro linhagens confinadas de Israel, Singapura, Tailândia e Taiwan.
Os cruzamentos efetuados deram origem a uma linhagem de maior desempenho zootécnico: maior taxa de crescimento, melhor conversão alimentar e maior rendimento de filé.
Em geral, essa linhagem apresenta melhor desempenho quando cultivada no lugar das tilápias comuns.
Atenção: Cuidados veterinários para se ter um bom resultado nas criações devem ser mantidos, como: procedências dos alevinos, aquisição de lotes 100% machos, uso de rações extruzada de boa qualidade, específica para cada fase de criação e fornecimento de acordo com as recomendações do fabricante. Se o cultivo for realizado em tanques escavados, deve-se sempre se fazer o preparo com calagem adubação dos viveiros, tendo-se água em quantidade e qualidade suficientes.
tilapia gift
É importante também destacar que os benefícios do consumo da tilápia da linhagem GIFT são os mesmos do consumo da carnes de peixes em geral, possuindo melhor relação de ácidos graxos polinsaturados (W3/W6), proteína de excelente qualidade além de vitaminas e minerais.
É importante destacar que a tilápia gift, um peixe de alto desempenho, é uma das espécies melhoradas genéticamente.

Nenhum comentário: