segunda-feira, 18 de junho de 2012

Embrapa fará um levantamento nacional da aquicultura e da pesca

Embrapa fará um levantamento nacional da aquicultura e da pesca (04/06/2012)
Ações do documento
J.Christofoletti/Embrapa Pesca e Aquicultura
Embrapa fará um levantamento nacional da aquicultura e da pesca
Começará nos próximos dias o trabalho de levantamento de dados do projeto Diagnóstico Estratégico do Setor de Pesca e Aquicultura no Brasil, Aquapesquisa, cujo principal produto será um extenso banco de dados sobre a pesquisa científica e a atuação do Brasil nessas duas áreas.

Coordenado pelo economista Roberto Valladão Flores, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, o Aquapesquisa levantará dados a respeito de instituições de ensino, pesquisa científica, extensão rural e assistência técnica ligadas às áreas, além de cooperativas, associações e sindicatos de produtores.

O questionário abordará o alcance geográfico dos trabalhos dessas instituições, sua infraestrutura, as espécies aquáticas com as quais trabalha e, no caso de instituições de pesquisa, as principais linhas de atuação, os agentes financiadores e se há algum trabalho de transferência dos conhecimentos gerados.

As respostas formarão um banco de dados em formato digital ao qual as entidades que participarem do questionário terão livre acesso. “O objetivo é ter um panorama desses setores e utilizar essas informações para embasar projetos e políticas de atuação na pesca e na aquicultura”, colocou Valladão que atua na área de Transferência de Tecnologia do centro de pesquisa.

Questionário on line

As instituições de ensino serão convidadas a listar seus cursos e trabalhos de extensão ligados à pesca e à aquicultura. O questionário pedirá também informações sobre o nível de ensino oferecido - médio, graduação ou pós-graduação - e se a instituição trabalha com educação à distância.

O perfil dos profissionais empregados será levantado nos questionários destinados às empresas de extensão rural. “Queremos saber como é a atuação dessas instituições na pesca e na aquicultura. Se elas mantêm especialistas na área ou se promove capacitações específicas”, disse o pesquisador.

O questionário on line será enviado nas próximas semanas e as instituições levantadas serão convidadas a respondê-lo e a colaborar com o trabalho.

O Aquapesquisa é coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura e será aplicado pela empresa CP2 Pesquisas. O projeto é realizado com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


Fábio Reynol
jornalista
MTb 30.269/SP

Mais informações:
sac.cnpasa@embrapa.br
(63)3218-2933

Nenhum comentário: