quarta-feira, 25 de maio de 2011

Embrapa promove Curso de Culinária e Aproveitamento de Pescado

A Embrapa Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), gestor da escola de artes Moinho Cultural Sul-Americano, está promovendo um curso de aproveitamento de pescado destinado a famílias ribeirinhas e pescadores profissionais e artesanais de Corumbá. A capacitação, iniciada no dia 18 de maio, contará com a carga horária de 40 horas e está sendo ministrada pela turismóloga Lídia Aguilar Leite. Ela ensina aos 21 participantes 18 receitas a base de peixe, além de inovações na gastronomia e na manipulação do pescado.

Dentre as novas receitas estão: Entrada de Peixe no Abacaxi, Frio de Rocambole com Peixe, Salpicão de Pescado, Lasanha de Peixe com Banana, Moqueca de Pintado, Peixe na Moranga com Requeijão, além de pratos com ingredientes regionais, como é o caso do Pintado ao Molho de Bocaiúva, Paelha de Peixe, Pescado com Creme de Pequi, Pintado à Paiaguás, Peixada Pantaneira, entre outros.

Lídia explica que o objetivo é que os alunos aprendam a aproveitar 100% do pescado, por meio de receitas que utilizem partes como a cabeça – no caso do Pirão de Peixe – e da carcaça – utilizada o preparo do Risoto e da Batata Recheada ao Creme de Peixe. “Além das receitas, fizemos uma parceria com a vigilância sanitária que passará informações e práticas essenciais de higiene na cozinha para o trabalho com pescado”, completa Lídia.

Os alunos inscritos aprovam a iniciativa: “Sempre tive vontade de trabalhar em restaurantes que servem peixe, mas não sei cozinhar muito bem o prato. Tenho certeza que depois deste curso vou poder buscar um emprego em um bom restaurante, já que em Corumbá e Ladário o pescado é a principal pedida dos turistas” explica Edmara de Oliveira, que esta em busca de uma vaga no mercado gastronômico.

Já Camilo Pires, há 10 anos trabalha na cozinha de um barco de pesca, conta que com o certificado do curso vai poder trabalhar conforme as exigências do mercado de cozinheiro, “além disso, poderei incrementar o cardápio dos turistas. As pessoas vem de tão longe para comer um peixe, é importante servir algo de qualidade, ter variedade e criatividade nos pratos”, completa o cozinheiro.

A Embrapa Pantanal doou 400 quilos de cacharas oriundas do de piscicultura desenvolvido pela Embrapa na “Unidade Demonstrativa de Produção de cachara em Tanques Rede no Pantanal”, instalada no rio Bracinho, um braço do rio Paraguai, na cidade de Ladário – MS”, coordenado pelo pesquisador Flávio Lima Nascimento.

Cronograma de atividades
Este curso faz parte de um cronograma de atividades desenvolvido pelo projeto da Embrapa Pantanal, (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como objetivo treinar mão de obra na busca de boas práticas de manejo para cultivo e aproveitamento de cachara em tanques-rede no Pantanal. O Projeto esta incluído no PAC Embrapa e é financiado com recursos do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).

No ano passado o projeto já realizou Cursos de Noções Básicas de Manejo em Piscicultura em Tanques-rede no Pantanal. Em Abril deste ano foi, também no Moinho cultural, foi oferecido um curso de manipulação de pescado destinado a famílias ribeirinhas: o Curso de Manipulação do Pescado. Para este ano estão previstas, ainda, mais duas atividades: o Curso de Curtimento do Couro do Peixe e o Curso de Comercialização de Pescado.

Nenhum comentário: