quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Piscicultura e a Qualidade de Água nos Açudes Cearenses

Hoje pela manhã, foi realizado no auditório do SEBRAE/CE, através do AGROPACTO, evento promovido pela Federação de Agricultura do Ceará (FAEC), um debate sobre a pesquisa que foi realizada pelo Instituto Centec para a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), para dar respaldo técnico-científico de aspectos ambientais para a ampliação da produção de pescado nos açudes cearenses.
A apresentação foi realizada pela Profa. Dra. Jeanete Koch do Instituto CENTEC e identificou os parâmetros físico-químicos de quatro reservatórios do Ceará – Castanhão, Orós e Banabuiú, os três maiores, e Riacho do Sangue -, que correspondem a 64% do volume de água dos 118 açudes com potencial para piscicultura no Estado.
O estudo é extremamente oportuno no sentido de trazer para o debate, informações técnicas sobre a qualidade de água dos açudes cearenses, ficando constatado na pesquisa que, considerando os indicadores de qualidade de água observados, a ampliação da produção de pescado é algo viável e sustentável.
Ainda sobre o tema, o coordenador de Cadeias Produtivas de Aquicultura e Pesca da Adece, Pedro Henrique Lopes, informou ao BLOG O PEIXE que a ADECE pretende buscar parceiros para que o estudo possa ter uma frequência temporal maior, e que tais informações sejam utilizadas pelos órgãos gestores no sentido de esclarecer com base em parâmetros técnico-científicos os regulamentos de controle sobre a atividade.
Nota do Blogger: É importante que o público em geral busque sempre informações de qualidade e que tenham embasamento técnico-científico para opinar sobre possíveis impactos ambientais de determinada atividade econômica. A pesquisa realizada pela equipe da Profa. Dra. Jeanete Koch deixa um legado de informações técnicas interessantes para que todos aqueles que tenham dúvidas sobre temas polêmicos como eutrofização dos açudes cearenses, entre outros, que busquem previamente essas informações para idealizarmos um debate mais aprofundando e com mais retidão e menos amadorismo..
Fontes utilizadas:
Foto incial do post: http://revistagloborural.globo.com
| Compartilhe
POSTS RELACIONADOS
Qual o melhor modo de preparo e o tipo de peixe para Semana Santa?… O INMetro avaliou…
Terminal Pesqueiro Público de Camocim: O Sindipesca alerta e o MPA responde…
Alimentação Saudável na Páscoa?… Coma pescado!… E veja abaixo quais os benefícios que ele pode trazer para sua saúde…
Como escolher o pescado na semana santa sem medo de errar!
BRASIL: O País do Pescado?…

Nenhum comentário: