Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Titulo

Preço da ração para peixe inviabiliza desenvolvimento para os pequenos produtores

Preço da ração para peixe inviabiliza desenvolvimento para os pequenos produtores

O preço da ração para peixe é um entrave para o desenvolvimento do setor a afirmação é do produtor de pescado Valdinei dos Santos Moitinho que tem uma propriedade modelo localizada no travessão da Linha 4 da RO 470, zona rural de Ouro Preto do Oeste. Segundo o produtor que possui três tanques e um em fase final o preço da ração para peixe constitui atualmente um entrave para que os pequenos produtores do produto possam ter uma afirmação no mercado.
O produtor disse que a isenção na venda do peixe só beneficia os grandes e médios produtores, enquanto os pequenos amargam prejuízos em razão do alto preço da ração. Valdinei mostrou que o kg da ração extrussada custa em média R$ 2 em Rondônia, quando no Estado do Mato Grosso é comercializado a R$ 1. Valdinei lembrou que em visita a Rondônia a então Ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, defendeu a isenção para a venda da ração de peixe. Ideli Salvatti disse durante o encontro com os produtores de peixe que o estado tem grande potencial no campo da piscicultura, mas para que o setor deslanche faltam alguns ajustes como a desoneração da ração que é oferecida aos peixes em cativeiro.
“O ICMS sobre a venda da ração para peixe pesa muito e muitos Estados já tem uma política de incentivos sobre os tributos, esperamos que o governador (Confúcio Moura) possa analisar o fato com atenção e desta forma faça algo em prol dos pequenos produtores de peixe de Rondônia”, disse o produtor Valdinei.
O programa Água - Produtiva, desenvolvido pelo Governo Estadual, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Sedes), precisa ser adequado a realidade vivenciada pelos pequenos produtores avalia Valdinei. O programa consiste no fornecimento de estrutura e orientações aos pequenos produtores, incentivando a criação de peixes em cativeiro nas pequenas propriedades rurais
Postar um comentário
Ajudar Piscicultura-online© 2016. Tecnologia do Blogger.