terça-feira, 31 de março de 2015

Filé de Tilápia à Parmegiana

'Filé de Tilápia à Parmegiana'; veja

Prato é versátil e pode ser preparado com qualquer outro tipo de pescado.
Para fritar o peixe, segredo é deixá-lo boiar no óleo quente para virá-lo.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
A comerciante Nayara Duarte, especialista no preparo de pratos à base de peixe, ensina no Jornal do Campo deste domingo (29) como fazer a receita de "Filé de Tilápia à Parmegiana", em Itumbiara, no sul de Goiás. O prato é bastante versátil, pois pode utilizar qualquer outro tipo de filé de pescado.
Um dos segredos é a forma de se fritar o peixe. "Para essa receita, é bom colocar no óleo bem quente e não ficar virando o peixe porque tem um momento exato para isso, que é quando ele boia", explica.
Ingredientes:
- 1 kg de filé de peixe
- 4 batatas cozidas e amassadas
- 2 colheres de azeite
- 1 xícara de água
- Cheiro verde
- 350 g de molho de tomate
- 4 dentes de alho
- 3 tomates
- 1 cebola grande picada
- 500g de creme de milho
- 1 litro de óleo
- 200g de peito de peru
- 200g de mussarela
Modo de fazer:
Coloque o óleo na panela e deixe no fogo por cinco minutos.  Enquanto ele esquenta, passe os filés no creme de milho. Frite quando o óleo estiver bem quente. Quando estiver bem dourado, retire do fogo e deixe no papel toalha para tirar o excesso de óleo.
Em seguida, faça o molho. Esquente as duas colheres de azeite e coloque o alho, a cebola e o tomate. Depois junte o molho de tomate e deixe refogar por cinco minutos.
Para montar o prato, coloque uma camada de batata amassada, uma de molho de tomate e uma de peixe. Por cima, coloque as fatias de peito de peru e mussarela. Finalize com mais molho. Leve ao forno a 180ºC por dez minutos para derreter a mussarela.

Piscicultura pode alcançar 960 mil toneladas em 2022


Piscicultura pode alcançar 960 mil toneladas em 2022

Produção de peixe em cativeiro pode alcançar o dobro das toneladas de 2010, de acordo com banco Rabobank,

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL
peixe_piscicultura_tilapia (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Estudo realizado pelo Rabobank mostra que a aquicultura pode ser, na próxima década, a nova fronteira de proteína animal no Brasil. Na pesquisa, os dados mostram que a produção de peixe em cativeiro poderá alcançar 960 mil toneladas em 2022 - o dobro em relação as 479 mil toneladas de 2010.

Para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, os peixes de piscicultura (criados em cativeiro) possuem exatamente os mesmos nutrientes essenciais – proteína, hidratados de carbono, gorduras, vitaminas e minerais – que o peixe pescado, capturado no rio ou no mar. “O que pode variar é a quantidade dos nutrientes, e isso depende da alimentação. Os peixes criados em cativeiro comem rações especiais, enquanto os que vivem em ambientes naturais têm alimentação à base de algas, plânctons e outras espécies pequenas”, explica Daniela Castellani, pesquisadora do Instituto de Pesca.

“Ao adquirir o pescado oriundo da piscicultura, o consumidor apoia produtores rurais da região e não corre o risco de intoxicação, pois a qualidade ecológica da água é constantemente monitorada”, afirma.

sexta-feira, 20 de março de 2015

20 de março. Dia Nacional da Aquicultura

Parabéns aquicultor,
hoje é o seu dia.

20 de março. Dia Nacional da Aquicultura
 


Esta é uma homenagem da equipe NTC PierPlas a você,
profissional batalhador e inovador, que atua nessa incrível atividade econômica
tão importante para o nosso país. A você, nossos
"Parabéns!" e "Obrigado" pela sua confiança.