segunda-feira, 23 de abril de 2012

O que é Tanque Rede ?


O que é Tanque Rede ?

O sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado com um sistema intensivo com renovação de água contínua, é uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento; além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em corpos d’água onde a prática da piscicultura convencional não é viável. A piscicultura em tanque-rede também possibilita o aproveitamento de ambientes aquáticos já existentes (oceanos, rios, grandes reservatórios, açudes entre outros).
Cresce, no Brasil, o volume de peixes criados em sistemas de tanques-rede. E a justificativa é muito simples: produtividade. Esse tipo de criação permite ter o maior número de peixes no menor espaço possível, o que reduz custos e aumenta a rentabilidade. "Se compararmos aos sistemas convencionais, veremos que há considerável distância entre os resultados. Enquanto nos tanques-rede a produtividade é de 88;5 kg de peixe por m3, numa represa convencional esse número cai para apenas 2kg por m3 ".

Há outros fatores comprovando a adequação desse sistema às condições brasileiras, mas o custo certamente se destaca, podendo ser 40% inferior ao dos sistemas convencionais. "Entre as diversas vantagens constatadas no sistema, os peixes ficam em um lugar delimitado, permitindo a livre e constante circulação de água, ou seja, é um sistema intensivo de renovação contínua de água. Essa reciclagem mantém o oxigênio em níveis favoráveis à criação".

 Os tanques-rede são alternativas interessantes para o aproveitamento correto de represas, lagos e outros meios. "No Brasil, a criação em tanques-rede vem se desenvolvendo em ritmo acelerado, graças aos nossos recursos naturais. Para se ter idéia da grandeza, temos clima favorável à criação de peixes em alta escala, dimensões continentais e grande potencial hidrográfico, estimado em 5,3 milhões de hectares de água doce represada em grandes reservatórios naturais e artificiais", ressalta.

E quem pode utilizar esse sistema? "Todos", o baixo custo do sistema o torna acessível a qualquer piscicultor, desde os pequenos até os grandes. "Além disso, temos uma vasta área ainda a conquistar, o Brasil é o país com o maior número de represas destinadas a piscicultura.

PROJETO E LEGALIZAÇÃO – Para se iniciar um trabalho com tanques-rede é preciso ter um projeto bem definido e legalizado. O primeiro passo é avaliar o local para implantação dos tanques-rede. Aí entra o importante auxilio de técnicos especializados, para direcionar a escolha do lugar ideal. "Após levantamento dos dados sobre a área determinada, define-se a tecnologia a ser implantada". Os aparatos tecnológicos não são as únicas prioridades. Esse tipo de criação de peixes necessita também da autorização dos órgãos federais, todo o processo de legalização do empreendimento deve ser encaminhado a certos órgãos
ligados ao setor, como Ministério da Agricultura e Abastecimento, Marinha do Brasil, IBAMA, entre outros. O motivo dessa burocracia é um incentivo à produção profissional e controlada. "Todas essas medidas servem para evitar a criação clandestina e predatória de peixes".

MANEJO ALIMENTAR - O sistema de tanque-rede favorece a produtividade, mas os resultados não são obra do acaso. O produtor precisa estar ciente da importância de cada fator relacionado à produção. A alimentação tem lugar garantido nessa relação, com destaque para a qualidade das rações. "Nos tanques-rede, os peixes não têm acesso ao meio ambiente e a ração é a única fonte alimentar. Por esse motivo, o alimento deve ser de excelente qualidade, com o devido balanceamento dos nutrientes necessários ao desenvolvimento dos peixes". Essa é, também, uma questão ecológica, pois as rações equilibradas não só garantem a produtividade como evitam impactos ao meio ambiente. "A utilização de rações balanceadas diminui a poluição ambiental e reduz os riscos de um colapso do sistema".

Entre os ingredientes das rações para criação em tanques-rede, as vitaminas merecem atenção especial. "São os elementos que os peixes mais necessitam quando não estão em seu ambiente natural. Por isso, as rações devem apresentar níveis satisfatórios de vitaminas".

Outro nutriente fundamental é a proteína. O nível protéico das rações para criação em tanques-rede deve ficar entre 32% e 36%. "Rações de maior nível protéico são mais caras, mas este custo se justifica.

Vale lembrar que os gastos com alimentação nesse sistema situam-se entre 50% e 70% dos custos totais de produção. "Por ser o fator economicamente mais importante, é imprescindível investir na dieta correta, pois a resposta virá em produtividade e, conseqüentemente, em lucratividade".

domingo, 22 de abril de 2012

Lançada Vacina para Tilápias no Brasil Blog


Por: Márcio Bezerra | Comentários: 3 Comentários
AQUAVAC STREP Sa é a primeira vacina a chegar ao país e promete inovar a tilapicultura no combate a Estreptococose
Inovação em Piscicultura: Vacinas para Tilápias
A MSD Saúde Animal traz ao público o que há de melhor no combate a Estreptococose, doença que tem causado diversos prejuízos aos produtores de Tilápia. A vacina AQUAVAC STREP Sa é inédita no mercado brasileiro e tem como principal resultado o aumento da sobrevivência e conseqüentemente do desempenho produtivo das Tilápias. Em épocas de desafio, a vacina pode incrementar em até 15 % a sobrevivência da criação, com conseqüentes melhoras no desempenho zootécnico, significando um alto retorno financeiro.
“A vacina é inédita e promete inovar o mercado brasileiro. Os produtores terão em mãos um produto que reduzirá a mortalidade e nível de infecção, refletindo em maiores sobrevivências e índices produtivos, além de diversas outras vantagens por ser um produto de caráter preventivo e alinhado ao desenvolvimento sustentável desta importante atividade no Brasil”, comentou Rodrigo Zanolo, gerente de produto da MSD Saúde Animal.
O processo de vacinação é simples. Antes de receber a vacina, o peixe é levemente sedado provendo melhor conforto e bem estar ao animal e a vacina é injetada na sua barriga (cavidade abdominal). A duração da imunidade é de pelo menos 210 dias. Uma das preocupações é a agulha, mas Zanolo garante que isto não tem problema algum.
Tilápia Vacinada: Saída contra Enfermidades
“O processo é seguro e não causa mortalidade nos animais. A agulha é apropriada e não machuca o peixe”. Este processo já é realizado há anos em atividades mais tradicionais de criação de peixes no mundo, como as produções de Salmões no Chile e Noruega, por exemplo  argumentou o gerente.
A vacina foi uma necessidade do mercado nacional e mundial, já que, o combate a Estreptococose é pouco eficaz com a utilização de rações medicadas, principalmente, quando o problema é diagnosticado tardiamente.
O Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de Tilápia e sua produção, em 2011, ultrapassará a casa das 150.000 (cento e cinquenta mil) toneladas, e em franco crescimento.
Sobre a Estreptococose
A Estreptococose é uma doença causada por uma bactéria chamada Streptococcus agalactiae e é considerada a doença de maior impacto econômico na Tilapicultura mundial. No Brasil a doença apresenta distribuição em todos os pólos de produção, do Nordeste ao Sudeste.. As perdas econômicas associadas a esta enfermidade devem-se principalmente ao acometimento de animais adultos, acima de 100 gramas de peso nos períodos de engorda, causando assim, prejuízos ainda maiores. Os surtos podem apresentar mortalidades que variam de 5 a 40 % dependendo da gravidade e dos fatores de risco envolvidos. Além das perdas pela mortalidade em si, ainda existem as perdas associados aos animais sub-clínicos que trazem baixo desempenho ao lote e mantêm a doença na criação.
Sobre a MSD Saúde Animal
A Merck (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá) é hoje a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A Merck Animal Health, conhecida como MSD Saúde Animal é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck.  AMSD Saúde Animal oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.  A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna.  A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.
Para mais informações:
Leonardo Cericato – (85)  9969.0516
PROFARM Aquicultura – Distribuidor Autorizado
Contatos:   Ronaldo Melo – (85)  9634.0008 // 4141.2898

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comprar Tanques Rede Para Peixes Preços Aqui

Tanques Rede  para Criação de Peixes Piscicultura

fabricação própria





TANQUE REDE O QUE SÃO TANQUE REDE?

Piscicultura Online Tanques Rede são gaiolas destinadas a criação de peixes. Suas caraterísticas básicas são oriundas de centenas de anos atrás, usados largamento na continente asiático. De tamanhos diverso, são capazes de ser destinados à fabricação de inúmeras espécies de peixes, como a Tilápia-do-Nilo no Brasil. É composto pela estrutura frequentemente metálica, que dá o formato ao equipamento, flutuadores que variam de volume de acordo com a dimensão da jaula, e a tela que irá realizar a restrição do peixe.
compra tanques rede para criação de peixes

QUAIS AS VANTAGENS DO USO DO TANQUE-REDE PARA PEIXES?

São muitas as vantagens de se optar pelo uso das gaiolas tanques rede. Podemos destacar algumas:

Maior padronização de tamanho e peso da criação de peixes na fase final, uma vez que a classificação dos mesmos é facilitada
Controle total da alimentação dos peixes
Evita o gosto de barro (off flavor), característico de peixes cultivados soltos em açudes
Possibilita fazer uso o de águas ociosas para o cultivo dos peixes, por exemplo, águas de represas de hidrelétricas
Protege os peixes de ataques de predadores (lontras, aves, outros peixes de caráter mais agressivo)
A despesca é infinitas vezes mais simples com os tanques-rede. Abordamos mais sobre este assunto na seção Despesca.
Maior produção em menos espaço
Menos mão-de-obra, principalmente na despesca
Obtenção de um produto final de melhor qualidade

PRODUTIVIDADE NO TANQUE REDE
Quantos quilos de peixes é possível produzir nos tanques rede Top?
Nossos tanques-rede têm obtido ótimas produtividades. As gaiolas devem ser instaladas sempre em locais com boa qualidade de água. É importante observar se há oxigenação, e renovação constante de água.

Em represas como a de Canoas I, no norte do Paraná, onde a água é excelente e a temperatura adequada ao cultivo de tilápia, os produtores têm praticado a seguinte densidade por gaiola, na média:

Tanques-Rede Top com 2,00 x 2,00 x 1,70m = 800 kg de tilápia na fase final
Tanques-RedeTop com 3,00 x 3,00 x 2,00m = 2.000 kg de tilápia na fase final
tanque rede para tilapia

Os Tanques-Rede Top com tela em arame galvanizado revestido em PVC alto aderente oferecem ótima durabilidade com preço mais baixos. Nesta categoria de tanques rede para peixes oferecemos duas opções de tela: Belgo-Bekaert e Top.

Linha Belgo-BekaertLinha Top
Os Tanques-Rede desta linha são produzidos com os consagrados arames galvanizados Belgo-Bekaert, revestidos em PVC em alta aderência. Costurados malha-a-malha a mão em uma sólida estrutura de alumínio sem soldas. Pode-se optar por duas especificações de malha:

19mm fio 18
15mm fio 18
Tamanhos (comprimento x largura x altura)
2,0m x 2,0m x 1,20m
2,0m x 2,0m x 1,50m
2,0m x 2,0m x 1,70m
2,0m x 2,0m x 2,00m
3,0m x 3,0m x 2,00m
1,0m x 1,0m x 1,00m
1,0m x 1,0m x 1,50m
1,0m x 1,0m x 1,70m
1,0m x 1,0m x 2,00m


FLUTUADORES BOIAS PARA TANQUE REDE
 
Estabilidade para a sua piscicultura.
A flutuação dos tanques se dá por meio de 04 boias náuticas para tanque rede ovaladas amarelas, de primeiríssima qualidade, tratadas com anti-UV, com o volume de 33 litros cada para os tanques de 2,0 x 2,0 m, e volume de 50 litros para os de 3,0 x 3,0 m.

O travamento dos flutuadores nos suportes se dá por meio de parabolts auto-travantes,o melhor sistema usado pela Tanques-Rede Top e que oferece agressão zero para as bóias.

flutuador-medio

Outro detalhe exclusivo dos Tanques-Rede Top é que é possível determinar a altura do suporte dos flutuadores em relação ao nível da água, durante o processo de montagem.

boias para tanque rede

boias para tanque rede 3x3 de 50l



Em locais aonde a água é mais calma, coloca-se o suporte baixo, obtendo-se assim um maior aproveitamento do espaço interno do tanque-rede. Em locais de água agitada, coloca-se o suporte alto. Isso evita que o movimento da água passe por cima do tanque e leve a ração dos peixes. Com os Tanques-Rede Top, sua ração não vai na agua!

TANQUES-REDE TOP COM TELA DE AÇO-INOX


A alta qualidade fortificada da malha confere segurança ao criador de peixes. Indicados para serem colocados em lagos e represas que possuem muitos predadores, uma vez que animais que tentam danificar os equipamentos não têm chance contra os tanques rede para Piscicultura  com tela de aço-inox. Em locais aonde há muito incidência do mexilhão-dourado, os tanques com tela em aço-inox se saem muito bem, já que os moluscos encontram dificuldades em se prenderem neste tipo de material. Além da Tilápia, os tanques com esta tela são recomendados para o cultivo de Pacus, Piaussus e Tambaquis. Oferecemos as seguintes opções de malha:

Malha 20mm fio 1.5
Malha 25mm fio 1.5
Malha 10mm fio 1.0
Malha 15mm fio 1.1


Tanques Rede para Peixes com costura única feita a mão!
 Tanques Rede Piscicultura Online disponibiliza no mercado o tanque com telas em Aço-Inox com costura única. É um metodo diferente de se costurar os tanques rede top, inovando, reduzindo o número de corda e aumentando ainda mais a durabilidade e qualidade do nosso equipamento. Entre em contato com nos e saiba mais!

Tamanhos (comprimento x largura x altura)
2,0m x 2,0m x 1,20m
2,0m x 2,0m x 1,50m
2,0m x 2,0m x 1,70m
2,0m x 2,0m x 2,00m
3,0m x 3,0m x 2,00m
1,0m x 1,0m x 1,00m
1,0m x 1,0m x 1,50m
1,0m x 1,0m x 1,70m
1,0m x 1,0m x 2,00m

TIPOS DE TELA

Certamente uma de nossas opções de telas servirá perfeitamente para o seu negócio. Oferecemos três opções de tela em nossos Tanques-Rede: duas opções de tela em arame galvanizado revestido em PVC, e as telas em Aço-Inox. Certamente uma delas irá suprir suas necessidades com segurança e durabilidade. Consulte-nos!

Linha Premium – Telas Aço-Inox
Malha 11mm fio 1,0mm em aço inox 304
Malha 15 mm fio 1,2mm em aço inox 304
Malha 20mm fio 1,5mm em aço inox 304
Malha 25mm fio 1,5m em aço inox 304
Linha Belgo – Telas Belgo-Bekaert
Malha 19mm fio 18 revestido em PVC de alta aderência
Malha 15mm fio 18 revestido em PVC de alta aderência
Linha Top – Telas Top
Malha 19mm fio 18 revestido em PVC de alta aderência
Malha 15mm fio 18 revestido em PVC de alta aderência

DESPESCA COM TANQUES-REDE TOP É MUITO MAIS PRATICO!

Despesca Essa é a melhor parte. Quem já viu a despesca da tilápia em viveiros convencionais sabe a dificuldade. Baixa-se o nível d´água, e faz-se o arrastão. Os peixes pulam por cima da rede, deitam no fundo… Quanto mais se reduz a água, mais ela aquece. E a água do transporte mantém a temperatura. Aí vem o choque térmico. No tanque-rede, basta puxá-lo à margem ou ao embarcadouro, suspendendo a tela ou o tanques rede todo. Os peixes vão em passaguás (puçás) ou em caixas plásticas de mercado (vazadas). A água dos peixes mantém a temperatura, que deve ser igual à do transporte.

DEPURAÇÃO DE PEIXES EM TANQUE REDE

 É so corta a alimentação para transporta ou processamento. Os peixes, obrigatoriamente devem estar com sistema digestivo limpo, senão regurgitam amônia, e morrem. Também melhora a qualidade da carne. Em viveiros de terra, a ração é parte do que os peixes comem. A outra parte são organismos gerados na água fito e zooplâncton. Por isso, quando se suspende a ração, nem sempre a depuração é garantida. Na maioria dos lagos, a água é limpa. Os peixes dependem exclusivamente da ração. Por isso, quando se corta a alimentação, a depuração é garantida, e o peixe pode ser processado imediatamente.

BALSA DE MANEJO E DESPESCA

balsa de despesca em tanque rede

 

Balsa de Manejo e Despesca.
Desenvolvemos uma balsa para tanque rede manejo e despesca que pode circular pela piscicultura e permitir o acesso rápido aos peixes confinados. É possível levar tanques-rede vazios para em seguida permitir o acesso aos peixes confinados. A ela pode ser acoplada a mesa de classificação, em alumínio moldado, levíssima e funcional. Próxima ao ponto de despesca, permite que os tanques-rede sejam suspensos e esvaziados, dispensando trapiche. O custo é um pouco maior que o de um tanque-rede.






Abaixo disponibilizamos desenhos técnicos da montagem da balsa
projeto de balsa de despesca de peixes em tanque rede


Trabalhando com alevinos nos tanques-rede

.
bercario para alevinos As telas tradicionais usadas, de 20mm (3/4″), são destinadas à juvenis de tilápia com peso acima de 30g. Caso o produtor queira trabalhar com alevinos é preciso fazer o uso de um berçário no interior do tanque-rede.

O berçário é uma bolsa feita de fios de poliéster de alta tenacidade, revestida com PVC. Sua abertura de malha padrão é 5mm.
bousao para tanque rede para alevinos


Normalmente, a proporção de uso de um berçário em uma piscicultura é de um para cada cinco gaiolas. O produtor coloca os alevinos no tanque-rede com o berçário dentro. Após o peixe ganhar peso (acima de 30g), faz-se a redistribuição nos demais tanques.

PORQUE COMPRA OS TANQUES REDE TOP


PRODUTO REFORÇADO
Nossas gaiolas possuem 25% a mais de alumínio que nossos principais concorrentes.

DURABILIDADE
Estrutura de uma única barra de alumínio, sem soldas, luvas, mãos-francesas ou conexões. Resistência incomparável!

TELAS
Telas de Aço-Inox com diversas opções de abertura de malha, ou arame galvanizado revestido em PVC em alta-aderência.

TAMPA
Tampas sem soldas embutida na estrutura.

COSTURA
A costura da tela dos Tanques Rede Top é feita malha-a-malha, dificultando ao máximo a invasão de predador.

FLUTUAÇÃO
Suporte dos flutuadores quadrangular, com resistência 50x acima do necessário. Travamento dos flutuador com parabolts auto-travantes. Agressão zero
tanque rede para tilapia
tanque rede preço

Informações sobre tanques rede para peixes preços praticados por nossa empresa, os valores são os seguintes:


Especificações:


Dimensões: 2m x 2m e 3m x 3m com profundidades variáveis de 1,2m à 2,5m.


Estrutura: de alumínio naval, com tubos de 1.1/4" de diâmetro e espessura de 1,58mm, no formato de dupla estrutura quadrangular.


Tela: tela em fio 18, malha 19mm ou 25mm, de aço galvanizado, revestidos com PVC de alta aderência (BELGO).


Tampa: Opção por tampa de tela tampa conforto, ou por ambas.




Tampa de Tela: 50% articulada, estruturada com tubos de alumínio e tela em fio 18, malha 25 mm de aço galvanizado, revestidos com PVC de alta aderência (BELGO).


Flutuadores: 04 flutuadores de PVC de 30Lts, com proteção Anti UV, em cor amarela (atendendo as exigências da

Marinha do Brasil), alça/pegador para facilitar o manejo, orifícios para amarração diversas. Acompanha suportes de alumínio para fixação.


Comedouros: tipo saia, em tela de nylon emborrachada, malha de até 3,0 mm, com altura de 0,5m, fixado em todo o perímetro interno do tanque.




Obs.: Desmontado. Acompanham parafusos, arames vejas mais fotos e mais detalhes

piscicultura online

sábado, 14 de abril de 2012

Piscicultura em crescimento Associação Cearense de Aquicultores


Piscicultura em crescimento

Publicado em 13 de junho de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
Clique para Ampliar
O Ceará é o maior produtor de tilápia do Brasil, com produção de 25 mil toneladas por ano
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
O PECNordeste vai tratar temas importantes no sentido de alavancar o setor de pesca e aquicultura no Ceará
Crateús "O ambiente é favorável em todos os aspectos. Temos linhas de crédito, condições climáticas propícias, reservatórios e implementos para o crescimento do setor". Esta é a visão do presidente da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), Camilo Diógenes, sobre a implantação de projetos de piscicultura nos açudes do Estado do Ceará.

Para ele, a piscicultura poderia avançar ainda mais. "O Ceará é o maior produtor de tilápia do País, com produção de 25 mil toneladas/ ano, mas poderíamos produzir cerca de 20 vezes mais, estamos muito aquém do nosso potencial", esclarece. Diógenes defende que para o pleno aproveitamento do potencial hídrico cearense no desenvolvimento da produção, se faz necessários estudos e conhecimento dos reservatórios por parte dos órgãos públicos ambientais. Para ele, o mercado cearense justifica o investimento em pesquisas. "O mercado é aquecido, somos o maior consumidor de tilápia do Brasil e o terceiro maior em consumo de pescado". Estes e outros desafios do setor, que movimenta a economia do Estado serão debatidos no PECNordeste. "Será oportunidade de evidenciar as questões do setor, já que é o maior evento de agronegócios do Estado e trataremos de temas importantes no sentido de alavancar o setor da pesca e aquicultura", diz o técnico da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura e coordenador deste setor no evento, Osvaldo Segundo.

Segundo a Associação, esses desafios não afetam o otimismo dos produtores setor, que tem uma grande expectativa e no desenvolvimento da atividade neste e nos próximos anos. "Estamos otimistas e com boas expectativas, pois as condições são favoráveis, ainda mais com a criação da Secretaria da Pesca. Esperamos que a ação dela ajude a desburocratização", diz. Caucaia, Aquiraz, Pacajus e Aracoiaba e o Vale do Curu (Pentecoste, Jaibaras e General Sampaio) são as maiores produtoras de tilápia no Estado, ao lado das regiões do Castanhão e Orós, segundo a Associação. "Nos últimos cinco anos, o Castanhão e o Orós tem se destacado devido aos próprios reservatórios, que são os maiores do Estado e ainda há muito a ser explorado nessas duas regiões. A tendência é que a produção na área metropolitana diminua, com os produtores investindo nestas outras duas grandes áreas", diz Diógenes. Cita regiões do Banabuiú e Riacho do Sangue como áreas ainda pouco exploradas.

"A nossa meta é aproveitar melhor os recursos hídricos que temos", diz Osvaldo, confirmando que realmente o Ceará tem potencial para aumentar a produção de peixes. Ele atribui o comprometimento da produção a fatores climáticos e desequilíbrio nas espécies de peixes comprometem a produção. Uma das estratégias, segundo ele, é o peixamento dos açudes com maior número de espécies. "Precisamos manter e aumentar a produção da tilápia, bem como abrir o leque para espécies regionais, como tambaqui, curimatã, carpa, entre outros". Defende o cultivo de peixes intensivo usando a água de maneira sustentável.

Levantamentos para obter as principais demandas do setor de aquicultura e pesca são feitos nos seminários regionais, para montar diagnóstico real. "Aproveitar o potencial e dinamizar o setor, tanto na área continental, quanto no mar são as nossas ações, que já estão sendo realizadas", garante Segundo. Cita que a Secretaria atua junto às entidades privadas e associações. "Tanto com a Associação dos Aquicultores quanto com a Associação de Criadores de Camarão a fim de fazer a interlocução, promover sustentabilidade, aumentar a produção e desenvolver o setor no Estado", afirma.

Camarão
A Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC) elege a demora no licenciamento como dificuldade maior do setor. Mas aguarda melhorias com o trabalho da Secretaria. "Temos feito um trabalho junto aos órgãos ambientais e vemos uma sinalização de avanço no processo", analisa o presidente da entidade, Cristiano Maia. Refere-se à criação da Secretaria, da Câmara Intersetorial e da contratação de mais técnicos para órgãos ambientais.

Mesmo assim, o cultivo de camarão no Ceará também é rentável. É o Estado que mais produz camarão em cativeiro no Brasil. Segundo a ACCC, a produção em 2010 chegou a 32 mil toneladas, superando o Rio Grande do Norte, que era o maior produtor até 2009. Para este ano, a expectativa dos produtores é a melhor possível. "A perspectiva é de 20% de aumento na produção", diz Maia.

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA): (85) 3101.6371/
Associação Cearense de Aquicultores: Telefone: (85) 3272.9406

Oceanografia, Biologia e Dinâmica de Recursos Pesqueiros


Por: Márcio Bezerra | Comentários: Comente
No próximo dia 05 de Agosto às 18:00h no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) será lançado o livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica de Recursos Pesqueiros” do Prof. Dr. Antônio Adauto Fonteles Filho.
O livro…
Esta é uma versão atualizada do livro “Recursos Pesqueiros: Biologia e Dinâmica Populacional” escrito pelo autor em 1989, mas com um novo enfoque ao atribuir uma ênfase especial ao estudo dos processos oceanográficos que fundamentam os eventos responsáveis pela produção primária vegetal, a qual sustenta a produção secundária animal, ou seja, o “pescado”.
O estudo da pesca é multivariado, englobando aspectos de natureza ambiental, biológica, econômica, social e política, exigindo uma gama de conhecimentos que devem interagir para que os processos de captura sejam adequadamente quantificados e monitorados. Sua importância se origina principalmente da condição de grande produtora de alimento animal de elevado valor nutritivo, e propulsora de um sistema gerador de emprego e renda.
Os recursos pesqueiros são formados por muitas espécies de peixes, crustáceos e moluscos, cada uma com suas características biológicas próprias e, por sua vez, são explorados por diversos métodos e aparelhos de captura, sendo o grande objetivo de sua investigação a sustentabilidade dos respectivos sistemas biológicos.
Com o lançamento deste livro, o autor espera colocar metodologias modernas de estudo das populações exploradas à disposição de um público sempre crescente, nos âmbitos acadêmico, tendo em vista a criação de inúmeros cursos de Engenharia de Pesca e Oceanografia em universidades públicas brasileiras, e comercial, pelas demandas sempre crescentes do mercado consumidor por produtos saudáveis e com grande potencial de qualidade protéico-alimentar.
Depoimentos sobre o livro: Com a palavra o Diretor do Instituto de Ciências do Mar Prof. Luís Parente…
Na qualidade de Diretor do Instituto de Ciências do Mar, gostaria de enfatizar a importância do livro “Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros” como fonte de consulta e material básico para pesquisa e ensino. Os temas principais abordam os seguintes aspectos: sistemas de exploração; características do habitat marinho; produção primária no oceano; zonação pesqueira no Brasil; biologia populacional; parâmetros da dinâmica populacional; mecanismos da produção; avaliação de estoques; prognóstico da produção pesqueira. Seu objetivo principal é disponibilizar conhecimentos sobre a estrutura oceanográfica da plataforma continental, e sobre a biologia e dinâmica populacional das espécies que formam alguns dos principais recursos pesqueiros da sua Zona Econômica Exclusiva. Este livro se destina a estudantes, docentes e profissionais das áreas de Engenharia de Pesca, Biologia, Oceanografia e Ciências Ambientais, e os temas nele desenvolvidos devem ser utilizados para ampliar sua proficiência nos campos do ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para o aumento e sustentabilidade da produção de pescado em âmbito nacional. O autor do livro é o Prof. Dr. Antonio Adauto Fonteles Filho, pesquisador familiarizado com as Ciências do Mar desde os tempos de estagiário desta instituição e como docente nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia de Pesca e Ciências Marinhas Tropicais. Tendo em vista o exposto, considero a publicação desta obra como importante instrumento de melhoria na qualidade do ensino e pesquisa em Ciências do Mar, no âmbito das instituições universitárias e governamentais do Brasil.
A Biografia do Autor…
O autor é Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, em 1967, Phylosopher Doctor (PhD ) pela University of East Anglia, Norwich, Inglaterra, em 1976, e com estágio Post-Doctor na San Diego State University, Califórnia, USA, em 1984. Sua carreira profissional foi desenvolvida no Instituto de Ciências do Mar, onde começou em 1968, com Estagiário de Pesquisa, e no Departamento de Engenharia de Pesca, como Professor Adjunto, em 1977 e Professor Titular, em 1981. Após a aposentadoria em agosto de 1995, tem dado continuidade a suas atividades de pesquisa e ensino, agora nos programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado, com orientação de dissertações e teses, e ministração das disciplinas Biologia e Dinâmica Populacional e Métodos de Avaliação de Estoques Pesqueiros. Na área da pesquisa, seu principal interesse tem sido o estudo da Biologia Pesqueira e Dinâmica Populacional dos principais recursos pesqueiros do Estado do Ceará – lagostas do gênero Panulirus, pargo, cavala e serra. Foi membro do Comitê de Oceanografia do CNPq no período 1984-1985. Exerce a função de Editor-Chefe do periódico Arquivos de Ciências do Mar, desde 1976 até o presente, com um lapso de três anos de afastamento.
Nota do Blogger: Apesar do pouco contato que tive como aluno com o “Prof. Adauto”, como é mais conhecido, já foi suficiente para comprovar o professor exemplar e expoente no tema no qual publica essa excelente atualização do livro publicado em 1989 era leitura obrigatória e que, praticamente, todos os profissionais de engenharia de pesca utilizaram durante sua formação profissional. Parabéns ao Prof. Adauto e fica a dica do blog a todos para esse evento imperdível!
Fontes utilizadas:
Créditos Informações: Eng. de Pesca Juarez Barroso (Lab. Biologia e Tecnologia Pesqueira) by Aquanordeste (aquanordeste@yahoogrupos.com.br)

Como alimenta tilapia tabela de alimentação Gratis

Tabela de alimentação para tilapia de acordo com peso do peixe

Esta tabela mostra a quantidade de ração que deve ser ofertada para a tilapia em % do peso

Ola piscicultor muitas pessoas não consegue entender estas tabela se vc não entender 
Pode mandar um formulario no canto esquerdo que explico via Whatsapp ou e-mail 
PV dia ? ( peso vivo) da tilapia vc tem que sabem quantos quilos tem em seu tanque de peixe através da biometria. 

Se este pos te ajudou comente a pagina por favo assim vc ajuda o blog a ficar no ar para ajudar mais piscicultor 
Até o próximo post....

Especificações Fisicas e Nutricionais da Linha Vittafish

TABELA ALEMENTAÇÃO MATSUDA PARA TILAPIA

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Acquapesca Qualidade Matsuda a Serviço da Piscicultura em Governador Valadares




Compra Alevinos de tilapia Menor Preço

 Compra Alevinos de Peixe Tilapia Menor Preço


Site de venda de Peixes compra Alevinos a venda Comprar Peixes Alevino Quero Comprar Peixes Alevinos Vender Peixes Alevinos Compra e Venda de Peixes juvenil de tilapia

Comprar Alevinos   

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL EM MÃOS COM FROTA PRÓPRIA 160
 REAIS O MILHEIRO DA TILAPIA


Atualmente produzimos Milhões de alevinos Ao ano e atendemos com Qualidade e Confiança , grande Parte do Mercado nacional.


Na Entrega, seus alevinos  estará em Lotes  com características uniformes , semper Apresentando boa Nutrição , saúde e com excelente Origem genética . Enviamos para todo o Brasil e exterior, Por via aérea ou rodoviária .


Garantimos a Sobrevivência Durante o transporte e ainda proporcionamos Todo o Suporte Técnico necessário  para sua criação de Peixes.


TEMOS Preços Especiais Para revendedores e Clientes não Atacado, em Diversas formas de pagamento
mais só acima de 10 milheiros entrega no conforto de sua casa



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pintado Real NOVO! Resultados Surpreendentes na sua Engorda,

Pintado Real NOVO!
Se você espera resultados surpreendentes na sua engorda, deve testar a nova linhagem produzida com exclusividade pelo Projeto Pacu: o “Pintado Real”.

O Pintado Real é um peixe dócil, resistente e precoce, que pode alcançar facilmente dois quilos em 7 meses.

Seu aspecto é robusto com filés de lombos altos e pele de cor clara e brilhante. Características positivas que garantem mercado certo nas gôndolas de todo o país.   

Sua carne firme, branca, sem espinhas perigosas torna sua comercialização ainda mais valorizada. Possui baixos teores de gordura e excelentes resultados em carcaça.

Disponibilidade: ano todo, alevinos nos tamanhos 6-8cm, 8-10cm, 10-12cm de acordo com disponibilidade de estoque.

Utilização:  engorda comercial, potencial de carne (grandes demandas), pesca esportiva, pesque e pagues, controle de forrageiros.   

Desempenho: cresce 1,8 à 2 quilos em 7 meses e apresenta conversões abaixo de 1,8: 1.

Sistemas de produção: extensivo, semi-intensivo, intensivo - viveiros escavados, raceways e tanques rede.

Alimentação: Ração para peixes carnívoros, conforme tabela própria de alimentação (solicite).  Aceita rações de peixes onívoros, porém apresenta menor desempenho e maior acumulo de gordura.

Cuidados especiais: Requer manejo em 2 ou 3 fases, evitando peixes dominantes no lote.


Dicas para vc piscicultor



1 - Como é a criação de peixes em tanques-rede em pequenos barramento de água ? 
Na maioria das propriedades rurais existe barramento do curso d’água para  diversos usos: dessedentação de animais, irrigação, criação de peixes em sistema extensivo, etc. Essas áreas inundadas podem ser utilizadas na criação de peixes confinados em tanques-rede de pequeno volume.
A produção de peixes em tanques-rede de grande volume é mais tradicional que em tanques-rede de pequeno volume. No entanto, vários trabalhos tem evidenciado que a produtividade de produção de peixes em tanques-rede de grande volume é limitada principalmente pela capacidade de renovação de água no seu interior. Em tanques-rede de pequeno volume, com altas densidade de estocagem, ocorre uma maior taxa de renovação de água naturalmente ou induzido pela grande movimentação dos peixes, possibilitando a obtenção de produtividade maiores( 100 a 250 kg/m³ ) comparados com a produtividade obtidas em tanques maiores ( 20 a 50 kg/m³ ).

2 - Como é a criação de peixes em tanques-rede em grandes barramento de água ? 
Os reservatórios de
 Furnas e de Peixotos possuem grandes quantidades d’ água porém o monitoramento da ictiofauna tem mostrado uma significativa redução no numero de peixes nativos existentes nestas represas. Aliado a qualidade dágua e a redução de peixes nativos existe, com toda certeza, um enorme potencial de criação de peixes em tanques-rede nestes.

3 - Quais são as vantagens desse sistema de produção ? 
O sistema de criação de peixes em tanques-rede apresenta inúmeras vantagens, como: menor investimento inicial, possibilita o uso racional da água da represa, facilidade de movimentação e recolocação dos peixes, intensificação da produção, otimização da utilização da ração, melhorando a conversão alimentar, facilidade de observação dos peixes, com a consequente melhoria  no manejo, facilidade na determinação dos parâmetros zootécnicos, controle da mortalidade devido a predadores  e a possibilidade de criação de diferentes espécies no mesmo ambiente, permitindo o remanejamento total de toda a criação para outro local, se necessário, etc.
Trata-se de uma tecnologia que proporciona grande produtividade, ou seja, maior quantidade de massa de peixe por área do reservatório. Permite assim, o aproveitamento de uma área inundada, a princípio improdutiva que, com a utilização de tanques-rede torna-se altamente produtiva.
 

4 - Existem desvantagens ? 
Como desvantagens podemos citar: a dependência total do fornecimento de rações completas de qualidade superior; a possibilidade de introdução de doenças e a facilidade de ocorrer futos e roubos.
O ponto chave para qualquer empreendimento em piscicultura está no manejo adequado quanto a manutenção da qualidade da água. Na maioria das vezes o baixo crescimento dos peixes, doenças, parasitas e grandes mortandades estão associadas sobretudo a problemas na má qualidade da água e do manejo inadequado.
 

5 - O que são tanques-rede de pequeno volume ? 
Tanques-rede são estrutura flutuantes, delimitadas por telas de aço, revestida de PVC, como uma gaiola, que permite confinar os peixes no seu interior. Normalmente, essas estruturas são construídas com canos de PVC ou vergalhões e para flutuar utilizam-se galões plásticos ou tubos de PVC de maior diâmetro (Figura 1).
As dimensões dos tanques-rede de pequeno volume podem variar de
 4 a 6m³ Sem dúvida, um fator básico  para a definição do tamanho do tanque-rede é o comportamento natatório da espécie a ser cultivada e o tamanho do viveiro de água. Espécies como tilápias e matrinchãs são recomendadas para o cultivo em tanques-rede de pequeno volume, sem que o crescimento e a produtividade sejam comprometidos. No entanto o cultivo de outras espécies como o pacu, tambaqui e  surubim, tem sido realizadas em tanques-rede de maior volume.
A possibilidade de utilização de altas densidades de animais e da obtenção de produtividades mais elevadas tem levado muitos técnicos a incentivarem a produção de peixes em tanques-rede.
 
Ultimamente tem sido recomendado sistema de produção com o utilização de tanques-rede de pequeno volume, pela maior capacidade de renovação de água no interior destes, devido a grande movimentação dos peixes e, principalmente, a facilidade no manejo e na despesca.
6 - Quais os locais que podemos colocar os tanques-rede de pequeno volume?
A qualidade da água do local é o primeiro parâmetro a ser analisado antes da colocação dos tanques-rede. Alguns indicadores são importantes e devem ser criteriosamente analisados:

.
 Nível de eutrofização: Os corpos de água devem apresentar o menor nível possível de eutrofização. Uma maneira simples para se avaliar o grau de eutrofização é através da leitura da transparência da água, usando-se o disco de Secchi. Ë fundamental que neste caso a transparência anotada não seja influenciada por partículas em suspensão ( argila e silte). Um critério básico para avaliação é apresentado abaixo:
___________________________________________________________________________________________
Transparência da água                  Nível de enriquecimento                 Produtividade esperada______
        
      De 80 a 200 cm                                médio em nutrientes                               até 200 kg/m³
      De 30 a   80 cm                                rico em nutrientes                                  até 150 kg/m³

O enriquecimento excessivo da água em nutrientes ( adubo orgânico e inorgânico) leva à formação de uma densa população de fitoplâncton.

.
 Temperatura da água: A variação da temperatura da água ao longo do ano deve ser bem conhecida. De um modo geral, as espécies tropicais não toleram  baixas temperaturas da água. A faixa de temperatura e o desempenho esperado estão registrado abaixo, para os peixes tropicais: 

Temperatura ( ºC )                                                                               Desempenho esperado
     De 28 a 32                                                                                              ótimo crescimento
         <24                                                                                           consumo de alimento reduzido
         <18                                                                                             consumo de alimento cessa
     De 10 a 15                                                                                     letal para a maioria dos peixes                                                                                    
 

Outros parâmetros como oxigênio dissolvido, gás carbônico, alcalinidade total, dureza total, pH, amônia e nitrito devem ser conhecidos, mas é importante a consulta a um técnico.
Procurar evitar áreas inundadas que recebam efluentes de esgoto e apresentem nas margens exploração agrícola intensiva, manter o fundo dos tanques-rede a uma altura mínima de 1,0 metro do fundo do reservatório e localizar próxima à residência de quem vai cuidar dos peixes, visando evitar a ação de predadores animais e humanos.

7 - Quantos peixes posso colocar nos tanques-rede de pequeno volume? 
O cálculo da quantidade de peixes a serem colocados nos tanques-rede é feito em função do volume utilizado.

Tanque-rede:
Dimensões:
                  Largura :          2,0 m
                  Comprimento:  2,0 m
                  Profundidade:   1,2 m
                  Volume útil* :   4,0 m³ ( 2,0 m x 2,0 m x 1,0 m)
                  Da profundidade total 0,2 m ficam acima do nível da água.

Tanque-rede para recria utiliza-se tela de polietileno de
 9 mm e para engorda de 15 a 20 mm.
Densidade para tilápias cultivadas em tanque-rede de pequeno volume: 
                 
 Tanque-rede recria:                600 peixes/m³
                 
 Tanque-rede engorda:  200 a 300 peixes/m³

8 - Qual o período de recria e engorda? 
Os alevinos são introduzidos no tanque-rede de recria com peso vivo inicial de
 5 gpor um período de 45 dias, quando atingem  50 g de peso vivo. Em seguida, são transferido para os tanques-rede de engorda até atingirem o peso de abate ( 500 a 600 g ). Há expectativa de que esse peso vivo seja alcançado com 135 dias de engorda, no entanto, o desempenho é função de vários fatores como: alimentação, qualidade da água, temperatura da água, manejo, qualidade dos alevinos, etc.

 9. Qual o manejo de alimentação no cultivo de tilápia em tanque-rede?
O fornecimento diário de alimento aos peixes em tanques-rede deve ser em quantidade tal, que 100% da ração  seja consumida   Esse objetivo pode ser alcançado através do uso de ração extrusada (flutuante), métodos corretos de alimentação e técnicas adequadas de distribuição.
 
A taxa de arraçoamento diário dos peixes deve ser função da temperatura da água, espécie e tamanho dos peixes cultivadas e do tipo de ração utilizada. O ajuste freqüente da taxa de arraçoamento deve ser realizando usando a seguinte  orientação:
 
Freqüência de alimentação e quantidade  diária  de ração em função da percentagem do peso vivo das tilápias e da variação da temperatura da água para o cultivo de tilápias em tanques-rede.



Peso Vivo (PV)
(g)

Frequência
nº tratos/dia
TEMPERATURA

16 a 20º C

20 a 24º C

24 a 30º C

30 a 32º C


% do peso vivo
25 – 50
3
2,70
3,60
4,50
3,60
50 – 100
3
2,20
3,00
3,70
3,00
100 – 150
3
1,90
2,60
3,20
2,60
150 – 200
2
1,80
2,40
3,00
2,40
200 – 250
2
1,70
2,20
2,80
2,20
250 – 300
2
1,50
2,00
2,50
2,00
300 – 400
2
1,40
1,80
2,30
1,80
400 – 500
2
1,20
1,60
2,00
1,60
500 – 600
2
1,00
1,40
1,70
1,40
PV : peso vivo
Toda vez que a temperatura for menor que 16º C, a quantidade diária de ração deverá ser de 1% do peso vivo , uma vez ao dia  e três dias por semana
Exemplo:
Temperatura da água a 50 cm =  28ºC
Peso médio da tilápia = 150 g
Número de peixes = 1.000
Biomassa = 150 kg (150 g x 1.000 peixes)
Arraçoamento =
 4,8 kg/dia (150 kg x 3,20 %)
Número de Tratos =
 3 ( 1,6 kg/trato)
Recomenda-se, no momento de alimentar os peixes  colocar, inicialmente, uma pequena quantidade de ração e  avaliar a resposta dos peixes. Caso a resposta
 
seja positiva, ou seja, toda a ração seja consumida, coloca-se uma quantidade maior de ração de acordo com os cálculos  para aquele trato.

10.Qual é o fluxo de produção?
Fase 1: 
Densidade =
 650 alevinos/m³
Volume útil = 1,0 m³
Número de tanque-rede = 1
Peso Inicial = 5 g
Peso Final = 50 g
Período =
 45 dias
Mortalidade = 5 a 8%                                 

Fase 2 :
Densidade =
 200 alevinos/m³
Volume útil = 1,0 m³
Número de tanques-rede = 3                                                     
Peso Inicial =
 50 g
Peso Final = 400  a 450 g
Período = 100 dias
Mortalidade = 3%