sexta-feira, 12 de agosto de 2011

I Seminário Coopercinco sobre o DRS para piscicultura acontece nesta sexta-feira

I Seminário Coopercinco sobre o DRS para piscicultura acontece nesta sexta-feira
Através de uma parceria entre a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Roraima – SFPA/RR com o Centro de Pesquisa Agroflorestal – Embrapa, Banco do Brasil e outros parceiros, a Cooperativa dos Cinco Pólos (Coopercinco) realiza o I Seminário Coopercinco Sobre o DRS para piscicultura. O evento acontece amanhã (12), no auditório do Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR com início às 08h30min e término às 17h com entrega de certificados.
O seminário, que busca atender principalmente a comunidade da região do PA Nova Amazônia, terá programação com várias palestras voltadas para piscicultura objetivando o fortalecimento da agricultura familiar, além de discutir as metodologias de implantação do Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS.
O Desenvolvimento Regional Sustentável é um projeto do Banco do Brasil – BB, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada à diversidade cultural.Segundo o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Roraima – SFPA, Fábio Costa de Lima, o seminário é importante para esclarecer dúvidas aos agricultores familiares, visto que contará com várias palestras que vai desde a titulação de terras até a licença ambiental.
Com tudo, os órgãos federais, estaduais e municipais irão participar e ajudar nesse seminário que visa o DRS para piscicultura. O evento terá a participação do Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais, do Ministério da Pesca e Aqüicultura – MPA de Brasília, Luiz Oswaldo, que fará a abertura do evento falando sobre Políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e parcerias. A Presidente da Cooperativa dos cinco pólos – Coopercinco, Genira Borges Bertol, explica que o seminário pode ajudar a definir uma cadeia produtiva para a região do PA Nova Amazônia, que ainda não tem, com a possibilidade real de renda para o trabalhador rural, sobre tudo levar informação sobre o DRS é mostrar o potencial da piscicultura para os moradores da região.
Outras instituições que também contribuíram para a realização do evento é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, que também participarão das palestras. PalestrasPolíticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Parceiros; Situação da Piscicultura em Roraima; Construção de Tanques Escavados; Produção de Tambaqui; Planejamento para a Piscicultura para o Estado de Roraima; Linhas de Créditos para o DRS de Piscicultura e Experiências de sucesso; Licenciamento Ambiental para Piscicultura; Titulação de Terras

Nenhum comentário: