terça-feira, 14 de junho de 2011

MANEJO DE PEIXES PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS

MANEJO DE PEIXES PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS
No ambiente natural os peixes convivem em equilíbrio com parasitos e patógenos.                 Quando desejamos iniciar a produção de peixes, devemos tomar algumas precauções, pois:
As práticas de manejo adotadas irão influenciar diretamente no meio de cultivo e conseqüentemente na saúde dos peixes. Portanto:
Ø  Altas densidades de estocagem, elevados níveis de alimentação e o constante manejo, influenciam diretamente no metabolismo do peixe fazendo com que esse se debilite dando abertura para malefícios presente na água.
Uma das principais causas de doenças dentro de uma piscicultura, é o acúmulo de matéria orgânica, fezes e sobras de ração. Que são excelentes substratos para bactérias e fungos, e servem de alimento a um grande número de parasitos.

PREPARO DOS VIVEIROS
ü  Limpeza e desinfecção: tratamento para evitar a proliferação de malefícios e exterminar peixes indesejáveis.
Cal virgem: utilizar com o viveiro seco na proporção de 100 a 150 gramas para cada metro quadrado, manter o viveiro seco por três dias.
ü  Preparo do solo: tratamento para mineralizar (adubar / fertilizar) o solo
Probiótico de solo: cobrir o fundo do viveiro com água e fazer aplicação de probiótico na proporção de 150 gramas para cada 1000 metros quadrados, após 7 dias encher o viveiro.
ü  Correção da água: controle dos parâmetros (histórico / registro)
Análise de Ph: medir o nível do Ph, caso se apresente abaixo de 6 fazer aplicação de calcário dolomítico, na proporção de 20 gramas para cada metro quadrado.
Observação: a adubação dos viveiros será realizada somente após os resultados de análise de água.





TRATAMENTO PREVENTIVO / ESTRATÉGICO PARA O CONTROLE DA PROLIFERAÇÃO DE MALEFÍCIOS NO VIVEIRO.
Controle de parasitas, bactérias e fungos: tratamento para evitar a proliferação de malefícios no cultivo. Antes de realizar o povoamento deve ser realizado o banho de desinfecção em uma caixa de água como forma de evitar a proliferação de malefícios no viveiro.


Ø  TRANSPORTE
O momento do transporte deve ser muito bem planejado e manejado, pois quanto menos tempo o peixe ficar fora da água, menos o organismo sofrerá, diminuindo as chances de doenças oportunistas e possíveis mortalidades após o povoamento e durante o cultivo.
PREVENÇÃO: administrar complementos nutricionais (10 dias) antes de realizar a transferência ou o transporte dos peixes.

Ø  POVOAMENTO COM BARREIRA SANITÁRIA
Antes de realizar a soltura dos peixes nos viveiros, deve-se fazer uma desinfecção dos mesmos
Em uma caixa de água de 1000 litros utilizar os seguintes produtos:
ü  masoten;
ü  permanganato de potássio;
ü  tectran;
ü  sal de cozinha.
Os peixes devem ficar expostos aos produtos por 10 minutos.

Ø  ADAPTAÇÃO
Após o povoamento, os peixes entram num estado de aclimatação (adaptação), nesse momento é indispensável à utilização de antibióticos durante os primeiros 10 dias de alimentação.



Ø  ENGORDA
Durante a engorda o foco principal vai ser a fiscalização diária, pois os peixes já estão adaptados ao ambiente e a preocupação do produtor estará em suprir as necessidades dos mesmos: espaço (zona de conforto), oxigênio dissolvido, ph, amônia, alcalinidade, nitrito, qualidade e quantidade de água e ração.
Densidades de estocagem alta e ciclos de cultivo longo representam uma carga acima do suporte do ambiente, esta carga de material orgânico deve ser reciclada dentro do viveiro, pois se o viveiro ultrapassar sua carga de suporte naturalmente ocorrerá à proliferação de organismos que trazem prejuízos ao cultivo .
Ø  COMPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR (aminoácidos e vitaminas)
Utilização do produto
Homogeneizar / Igualar o lote
Peixes adquiridos fora de padrão de tamanho, disponibilizar o composto aos peixes desparelhos. Incorporar o produto 1 vez por alimentação de 2 a 3 vezes na semana. Exemplo: terça, quinta e sábado.
Melhor desempenho do cultivo (reduzir tempo de cultivo)
Administrar de 2 a 3 vezes na semana do início ao fim do cultivo ou nos momentos em que o peixe tem queda de crescimento.
Forma de mistura do produto
Agite bem o produto com óleo de cozinha em um copo lacrado, após agitar o produto espalhe por cima da ração a ser ofertada aos peixes para que a mesma possa ser absorvida pela ração (pellets ou pó).
Forma de uso do produto
Utilização contínua de duas a três vezes na semana.






PISCICULTURA E UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICOS
Todo acúmulo de matéria orgânica dentro dos viveiros resultará no aumento da poluição do mesmo, causando desconforto para os peixes. A fim de evitar esse problema de acúmulo de matéria orgânica, aceleramos o processo de decomposição através do povoamento de microorganismos decompositores. Os microorganismos degradando a matéria orgânica acumulada proporcionam melhor ambiente de cultivo e maior zona de conforto para os peixes cultivados.
PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA NO VIVEIRO
AMÔNIA TÓXICA                            DECOMPOSIÇÃO (PROBIÓTICO)                                              NITRITO                               DECOMPOSIÇÃO (PROBIÓTICO)                              NITRATO (CONSUMIDO PELAS ALGAS VERDES, QUE SÃO BENÉFICAS AO CULTIVO, POIS SERVEM DE ALIMENTO E PROPORCIONAM COFORTO AO PEIXE). 
A QUANTIDADE DE APLICAÇÕES DE PROBIÓTICOS VARIA DE ACORDO COM O SISTEMA DE PRODUÇÃO, QUANTIDADE DE PEIXES E QUANTIDADE DE RAÇÃO OFERTADA. A MELHOR FORMA DE SE DOSAR A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO É ACOMPANHANDO OS NÍVEIS DE POLUENTES NOS VIVEIROS, ATRAVÉS DO KIT DE ANÁLISE DE ÁGUA.
Ø  Probiótico de Solo: Composto de microorganismos decompositores utilizados para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica nos ambientes de cultivo, aumentando assim a zona de conforto, e disponibilizando nutrientes para a água favorecendo a proliferação do alimento natural dos peixes. Produto biológico, não levando riscos a saúde do produtor e dos organismos cultivados.
ü  Utilização do produto
Controle do excesso de matéria orgânica no viveiro (poluente)
Tratamento contínuo / esporádico, sempre mantendo os níveis de amônia abaixo de 0,50 ppm.
Forma de ativação do produto
Bater o produto no liquidificador com a água do viveiro (1 copo de água do viveiro é o suficiente), bater por aproximadamente 5 minutos na velocidade lenta, ou injetar oxigênio em um balde com água do viveiro (10 a 20 litros).
Forma de aplicação do produto
Depois de ativado diluir em água suficiente para espalhar por toda a superfície do viveiro.


Ø  Probiótico de Água: Composto de microorganismos utilizados para acelerar o processo de degradação da matéria orgânica nos viveiros de cultivo. Produto biológico, não levando riscos a saúde do produtor e do animal cultivado.
CAMADAS DE ÁGUA E DECOMPOSIÇÃO COM BIOMIX AQ – PROBIÓTICO DE ÁGUA
Toda a matéria orgânica em suspensão (coluna d’água)  será mineralizado / consumido pelos microorganismos, proporcionando uma maior zona de conforto aos peixes, também equilibra e impede a estratificação dos níveis de oxigênio dissolvido nos viveiros.
ü  Utilização do produto
Correção da qualidade da água
Turbidez por excesso de chuvas, proliferação de plâncton, estabilização do oxigênio na água, aumento da zona de conforto aos organismos cultivados. 
Forma de ativação do produto
Bater o produto no liquidificador com a água do viveiro (1 copo de água do viveiro é o suficiente), bater por aproximadamente 5 minutos na velocidade lenta, ou injetar oxigênio em um balde com água do viveiro (10 a 20 litros).
Forma de aplicação do produto
Depois de ativado o microorganismo, diluir em água suficiente para espalhar por toda a superfície do viveiro.
*Caso a renovação de água do ambiente de cultivo seja grande, fazer a aplicação do microorganismo na cabeceira, pois a própria corrente de água irá disponibilizar o microorganismo por todo o viveiro.









Sinais clínicos de deficiências minerais e vitamínicas em peixes
Complementos Vitamínicos e Probióticos para alimentação de organismos aquáticos se fazem de extrema importância para o desenvolvimento e a resistência do peixe. Quando administramos uma alimentação não balanceada às exigências nutricionais dos organismos aquáticos, nos deparamos com os seguintes problemas. 

Sinais clínicos de deficiência
Vitaminas
Minerais
APETITE E DESEMPENHO


Apetite reduzido e atraso no crescimento
TODAS
P, Cu, Mn, Se, Fe, Zn
Baixa eficiência alimentar e alta mortalidade
TODAS
P, Fe, Zn



MUSCULATURA E PIGMENTAÇÃO


Atrofia muscular, despigmentação da pele e escurecimento
B1, Bio, E, B2, Col, A, B12, Nia, Fol, Ino, C, D




OLHOS


Saltados, cataratas, cegueira e degeneração de retina
B1, B6, Nia, Col, A, E, B2, K
Zn



HEMORRAGIAS


Pele ou nadadeira, lenta cicatrização de ferimentos
B1, B2, Pan, Nia, Ino, A, K, C




COMPORTAMENTO


Distúrbios nervosos, espasmos, natação lenta ou errática
B1, B2, Bio, B6, D, Pan, Nia, Bio, Fol, E




SUPERFICIE DO CORPO


Erosão nas nadadeiras, mandíbula, focinho e barbilhões, pele, cabeça e perda de escamas
B6, Nia, Fol, Ino, Pan, B2





      


Nenhum comentário: